Auxílio Brasil: Confira as novas regras definidas pelo Governo e quais os valores

Conheça o Auxílio Brasil, os 3 tipos de benefícios possíveis para uma família e as novas exigências para conseguir aderir ao programa.

Foto do revisor (Érica Pereira Batista)
Revisado por: (Érica Pereira Batista)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Nos últimos dias, muito tem se ouvido falar sobre o novo programa do Governo Federal, intitulado Auxílio Brasil. Ele substitui o Bolsa Família? Quais as exigências? Quais os valores? Então, nesta terça-feira, 09 de novembro, o Humor do Mercado buscou responder todas essas dúvidas nesta matéria.

Continua depois da publicidade

O objetivo do programa é, portanto, substituir e ampliar o sistema de transferência de renda do Governo Federal para as famílias que precisam. Então, confira agora tudo sobre o Auxílio Brasil, que começa a ser pago no dia 17 de novembro de 2021.

Leia também: Acabou o Bolsa Família? Confira aqui detalhes sobre a polêmica

O que é o Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil é um programa regulamentado pelo presidente Jair Bolsonaro e instituído pela Medida Provisória nº 1.061, de 9 de agosto de 2021, que atende, então, famílias em situação de pobreza, unido várias esferas da assistência social em um único programa. Ele também contempla as áreas da saúde, educação, emprego e renda.

O programa substitui o antigo Bolsa Família, ampliando as políticas de transferência de renda do governo às pessoas em situação de pobreza no país. Então, o programa fornece renda, como fazia o Bolsa Família, para auxiliar nos direitos básicos de sobrevivência do cidadão.

Para você

Reajuste dos planos de saúde vai ser de ao menos 18% no ano de 2022

Continua depois da publicidade

Golpes mais comuns na internet: Veja quais são eles e como evitar de…

Continua depois da publicidade

Quais as novas regras para receber?

O novo programa Auxílio Brasil define 3 modalidades em que as pessoas podem se encaixar para receber os valores. Veja quais são elas:

  • Benefício Primeira Infância:  para famílias que possuam em sua composição crianças com idade entre 0 (zero) e 36 (trinta e seis) meses incompletos, pago por pessoa que se enquadre em tal situação;
  • Benefício Composição Familiar: para famílias que possuam em sua composição gestantes e também pessoas com idade entre de 3 (três) e  21 (vinte e um) anos incompletos, pago por pessoa que se enquadre em tais situações. A família apenas receberá esse benefício relativo aos seus integrantes com idade entre 18 (dezoito) e 21 (vinte e um) anos incompletos se estiverem matriculados na educação básica.
  • Benefício de Superação da Extrema Pobreza: valor mínimo calculado por pessoa e pago por família beneficiária do Programa Auxílio Brasil, cuja renda familiar per capita, calculada após o acréscimo dos benefícios Primeira Infância e Composição Familiar for, portanto, igual ou inferior ao valor da linha de extrema pobreza.

Você pode gostar: Confira o calendário de pagamento do auxílio emergencial no mês de novembro

Quais os valores do Auxílio Brasil para os beneficiários?

Segundo o Governo Federal, uma família pode receber até os 3 (três) benefícios, caso se encaixem neles. O Ministério da Cidadania, que é o órgão que administrará o programa, ainda não divulgou os novos valores. Contudo, depois de divulgados, eles serão analisados periodicamente pelo Poder Executivo Federal, para que se adequem à dinâmica socioeconômica do país e de estudos técnicos sobre o tema. Ou seja, ano a ano, o valor terá, então, alteração para acompanhar a economia do país. Assim que divulgados os valores, também traremos a atualização.

Que tal ler? Saiba como é possível fazer uma renda extra para sair do aperto

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies