Como saber quantas libras devo calibrar o pneu? Veja agora!

Saiba como calibrar corretamente os pneus do carro e faça-os durarem mais!

Anúncio


Calibrar o pneu é uma prática que deve ser feita com frequência. Além disso, essa é uma prática que ajuda a manter os pneus com a quantidade correta de pressão, garantindo uma maior eficiência e conforto ao motorista. Por isso, hoje dia 25 de Janeiro de 2022, o Lar Doce Lar irá te mostrar como calibrar corretamente os pneus do seu veículo.

Influencia na economia do combustível

Quando o assunto é economizar gasolina, a calibragem dos pneus sempre acaba aparecendo na história. Isso porque, se os pneus estiverem muito vazios, o atrito entre a borracha e o asfalto aumenta, fazendo com que o motor trabalhe mais para fazer o veículo se movimentar.

Com isso, acaba se tornando mais “pesado” para o motor do carro. Tendo como consequência, um maior consumo de combustível e uma menor vida útil dos pneus.

Como calibrar os pneus da maneira correta?

A calibragem deve ser feita com os pneus frios ou mornos, num posto de combustível que seja nas proximidades de onde o motorista mora. Além disso, também é necessário lembrar que o estepe precisa ser calibrado, sendo recomendado colocar 5psi a mais em relação aos outros visto que ele fica quase sempre parado.

Abaixo, está o passo a passo para calibrar o pneu da maneira correta:

Continua depois da publicidade
  • Digitar o número no visor do calibrador e acioná-la;
  • Retirar a tampa da válvula do pneu;
  • Apertar a trava na ponta do calibrador;
  • Encaixar a mangueirinha na válvula;
  • Aguardar o apito do equipamento indicando a pressão ideal e
    colocar de volta a tampa da válvula.
calibrar o pneu
Como saber quantas libras devo calibrar o pneu? Veja agora! Foto: Pixabay

Leia também: Como fazer um desodorizante para carros

Qual valor devo colocar?

A pessoa que estiver calibrando deve realizar uma checagem semanal da pressão dos pneus , respeitando sempre a calibragem recomendada pela montadora. Essa indicação, geralmente encontra-se no manual do proprietário ou no lado de dentro da tampa do bocal de combustível.

Rodas que foram alteradas

Segundo o assessor técnico da Fiat, Ricardo Dilser. “A pressão dos pneus não é determinada apenas pelo tamanho das rodas, mas sim pelo kit das suspensões e rodas. Com a mudança, o proprietário do automóvel perde a referência. Sendo o recomendado nesses casos, a permanência da determinação original”.

Verifique o aparelho de calibragem!

Em último lugar, embora seja um procedimento básico e simples, as máquinas de calibragem também necessitam de reparos, pois são frequentemente usadas e podem apresentar problemas na hora de encher o pneu.

Portanto, o ideal é sempre buscar um posto de combustível que tenha um histórico confiável e que possua um aparelho de calibração em boas condições para calibrar os pneus.

DICAS de como escolher os LOOKS PERFEITOS para viajar e a MALA CERTA para caber TUDO!

Carregando comentários aguarde...
...