Bateria do carro: o que fazer para uma viagem tranquila?

Veja alguns cuidados para não ter problemas na estrada ou com o carro parado!

Anúncio


Para uma viagem de carro tranquila, é essencial fazer a revisão do veículo e isso inclui a bateria. Isso por que, trata-se de um componente responsável pelo funcionamento correto do veículo e que pode causar transtornos na estrada. Por isso, hoje 27 de janeiro de 2022, o Lar Doce Lar irá te apresentar algumas dicas importantes sobre os cuidados com a bateria do carro.

Para que serve a bateria do carro?

A bateria é um componente responsável por fornecer toda a energia elétrica que o veículo precisa para funcionar. Sendo assim, como se fosse o coração do carro.

Além disso, a bateria permite que o carro dê a partida no motor. Assim como, também responsável pelo correto funcionamento dos faróis e  da iluminação interna.

Em carros mais modernos e tecnológicos, ela permite o funcionamento das funções de apoio à condução (como luzes de freio, freio abs, direção elétrica, entre outros).

Por ser uma peça importante para a condução do veículo, é essencial que a bateria esteja em boas condições de uso. Em carro que possuem direção elétrica por exemplo, a condução pode ficar inviável se a bateria não funcionar perfeitamente.

Continua depois da publicidade
Bateria do carro: o que fazer para uma viagem tranquila?
Bateria do carro: o que fazer para uma viagem tranquila? Foto: Canva Pro

Leia também: Veja 5 dicas para ajudar a conservar o seu carro

Continua depois da publicidade

Como verificar se a bateria precisa de cuidados

A primeira coisa a ser verificado é se a bateria está bem encaixada no veículo. Preste muita atenção se ela está anexada da maneira correta aos terminais dos polos.

Para as baterias com indicação de carga, vale dar uma olhada no dispositivo e perceber qual a cor que aparece. Basta isso, para perceber se a bateria está ou não descarregada.

Além disso, tome cuidado para ver se as condições da bateria estão adequadas. Uma bateria já desgastada apresenta marcas de oxidação. Se a sua bateria tem essas marcas, é melhor ir direto numa oficina.

Cuidados com um carro parado

Um carro mesmo desligado, gasta uma quantidade mínima de energia elétrica. Isso significa que se um carro permanecer sem atividade por muito tempo (mais de três semanas), ele corre o risco de ficar sem bateria e não conseguir dar partida.

Bateria do carro: o que fazer para uma viagem tranquila?
Bateria do carro: o que fazer para uma viagem tranquila? Foto: Canva Pro

Se isso acontecer, será necessário fazer um procedimento relativamente simples conhecido como “chupeta”. Na prática, é dar uma carga de energia na bateria para fazê-la voltar a funcionar.

Ainda que seja simples, é necessário um material específico para fazer isso. Sendo assim, o melhor a se fazer é evitar que a bateria descarregue completamente, tomando alguns cuidados simples.

Se o carro for passar muito tempo parado, basta desacoplar os polos da bateria. Para isso, o procedimento é bem simples: basta retirar a conector negativo (com sinal de -), tomando bastante cuidado para não deixar as extremidades se tocarem.

Além disso, tome muito cuidado para evitar contato entre as extremidades negativa e positiva. Podendo gerar um curto circuito e fazer o carro parar de funcionar. Muito pior do que isso, pode causar a morte da pessoa que está consertando o carro.

Por fim, gostou de aprender sobre a bateria do carro e o que fazer para uma viagem? Desse modo, não perca tempo e aproveite!

Leia também: Vai lavar o carro em casa? Veja essas 5 dicas para não danificá-lo

https://folhago.com.br/blogs/guia-do-ex-negativado/fotos-lucrativas/

DICAS de como escolher os LOOKS PERFEITOS para viajar e a MALA CERTA para caber TUDO!

Carregando comentários aguarde...
...