Anúncio

Sorriso enfrenta emergência desde dezembro por conta da seca

Cidade do interior do Mato Grosso teve muitos problemas desde dezembro

Anúncio


Sorriso (MT), terça-feira, 20 de fevereiro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – A cidade de Sorriso (MT), vem enfrentando um estado de emergência desde dezembro por conta da falta de chuvas na região. Desta maneira, a cidade que fica a 420 quilômetros da capital Cuiabá está desde o dia 21 daquele mês nesta situação.

Continua depois da publicidade

No entanto, Sorriso também ganhou o reconhecimento do Governo Federal nesta semana. Isso porque, no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 19, uma portaria reconheceu a situação da região.

Continua depois da publicidade

Para efeito de comparação, entre setembro e dezembro do ano passado, a expectativa era de que a chuva chegasse a 1.000 mililitros. No entanto, ficou em 399,2 mililitros, de acordo com os dados divulgados pela prefeitura local.

Continua depois da publicidade

Sorriso teve temporal no final de semana

Sorriso enfrenta emergência desde dezembro por conta da seca. Foto: Prefeitura de Sorriso
Sorriso enfrenta emergência desde dezembro por conta da seca. Foto: Prefeitura de Sorriso

Apesar do estado de emergência por causa da seca na cidade, Sorriso teve chuvas fortes no último final de semana. E o temporal que atingiu a cidade no sábado (18), acabou alagando algumas ruas e alagando casos.

Então, houve um transtorno para os moradores, que tiveram prejuízos financeiros. Apesar disso, não houve perda humana com a chuva.

Mesmo com o temporal do último domingo, Sorriso continua em emergência por causa da seca. Até porque a água que atingiu a cidade nesta semana não foi o suficiente para recuperar o prejuízo.

Quanto ao decreto do Governo Federal, que reconhece a emergência na cidade, o prazo é de 180 dias, reforçando o que a prefeitura decretou em dezembro. O Comitê de Monitoramento Climático foi responsável por ajudar a tomar a decisão por parte do governo, assinando o documento.

O blog Casa e Agro, o seu preferido da internet, vem acompanhando as principais notícias da região e, também, do Brasil e do mundo.

Ondas de calor viram preocupação

As ondas de calor vêm criando também problemas na cidade mato-grossense e a Defesa Civil pediu o decreto de situação de Emergência. Isso vem trazendo dificuldades econômicas e sociais para a cidade.

Em entrevista ao portal de notícias g1, Sadi Beledelli, presidente do Sindicato Rural de Sorriso, destacou o problema atual. E prevê perda de até 20% na produtividade local.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More