Shelf Life: conheça os métodos usados para conservar produtos industrializados

Conheça as técnicas usadas nos produtos industrializados para chegarem a sua mesa saudáveis

Hoje em dia, é notável buscas por produtos que não tenha ações prejudiciais futuras na nossa rotina alimentar. Um dos fatores mais sérios a serem considerados na nossa alimentação, é o tempo de vida útil dos produtos, o Shelf Life. A partir daí, é possível avaliar quanto tempo podem ficar nas prateleiras sem causar danos à nossa saúde. Por isso, hoje, sábado, 29 de janeiro, vamos compartilhar as técnicas usadas para garantir que os alimentos durem mais, de forma que possa evitar danos futuros.

Continua depois da publicidade

Para poder evitar os estragos dos alimentos, a princípio, é necessário saber das boas práticas de fabricação para acompanhar desde da escolha do fornecedor. Assim fica mais fácil conhecer a qualidade da matéria-prima e seus modos de conservação. Dessa forma, o portal Truques Caseirostêm o prazer de mostrar a importância de entender melhor este assunto.

Shelf Life conheça os métodos usados para conservar produtos industrializados - canva (2)
Shelf Life conheça os métodos usados para conservar produtos industrializados – canva (2)

Confira a seguir: Casa de isopor: saiba se vale a pena investir nessa nova tendência

Continua depois da publicidade

Práticas para garantir um bom shelf life

A princípio, é preciso avaliar os fatores que determinam o tempo de vida útil de cada produto (Shelf Life) como, condições, tipo de processo sofrido, características próprias do alimento, e o ambiente em que se encontra.

Ainda assim, alguns alimentos tendem a desenvolver micro-organismos, devido à sua quantidade de água e nutrientes que podem acelerar sua danificação. Há também fatores bioquímicos nos tipos de composição que interferem a velocidade da sua degradação. Isso acontece, muitas vezes, antes mesmo de vencer o prazo indicado no rótulo.

Continua depois da publicidade

Apesar de medidas efetivas, a conservação é o fator crucial para ampliar esse tempo de vida útil. Com isso pode-se evitar micro-organismos que aceleram os danos no produto, fazendo com que durem menos tempo. Os produtos químicos são usados para garantir um tempo de duração maior. Entretanto, por trazer riscos à saúde seu uso deve ser evitado.

Você pode gostar de: Decoração para jardim: aprenda esses truques para deixar o local mais bonito

Conheça mais sobre uma técnica saudável de conservação dos alimentos

Contudo, há uma técnica usada através do colágeno bovino aprovada nas indústrias dos EUA para poder manter os alimentos protegidos, com maior duração, além de evitar estragos precoces que prejudica à saúde. Ele é uma substância presente na pele do boi que, além de oferecer muitos benefícios à saúde, é um excelente aliado para a conservação. Aliás, função é reduzir o líquido capaz de estragos precoces. Ele tem como funções: 

  • Melhorar a aparência física; 
  • Controlar a perda de líquidos em alimentos frescos; 
  • Reter gordura dos alimentos; 
  • Melhorar a textura das carnes; 
  • Diminui a maturação dos embutidos; 
  • Mantêm o produto com textura mais estável. 

Sendo assim, adotar medidas das quais resultem em produtos com maior Shelf Life e livre de toxinas,  podem permitir que alimentos industriais não causem nem um risco à saúde. Além disso, o processo ajuda evitar desperdícios, saiba mais no “Canal de logística Escola e Vídeos de Treinamento”.

Leia também: Decoração para jardim: aprenda esses truques para deixar o local mais bonito

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies