Coleção de selos: confira algumas dicas para praticar esse hobby

Qualquer pessoa pode se tornar um colecionador

Colecionar selos é uma tradição antiga e muito popular em diversos lugares. Entretanto, é importante seguir algumas dicas para melhorar a qualidade dessa coleção e fazer da maneira correta. Além disso, existe toda uma metodologia que devemos seguir para o trabalho ficar bacana. Então, nesta segunda-feira, dia 28 de fevereiro de 2022, o blogue Truques Caseiros vai falar um pouco sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Primeiramente, um filatelista (nome dado ao colecionador de selos) precisa ser muito organizado. Afinal de contas, é preciso catalogar e separar o material por países, grau de importância e temas, por exemplo. Contudo, também é necessário ter paciência para ‘garimpar’ o material. E o Truques Caseiros tem mais algumas dicas interessantes.

Veja em seguida: Apartamento pequeno: confira alguns truques para otimizar o ambiente

Continua depois da publicidade

Outra dica importante é quanto à integridade do selo. Caso encontre um de seu interesse na carte, não tire diretamente, pois pode danificar. Então, podemos colocar a carta em um prato com água, onde ele vai se soltar. No entanto, se for um selo do tipo autocolante, o mais indicado é recortar da carta.

Além disso, é importante ter um álbum específico para guardar os seus selos. Desta maneira, a sua coleção vai ficar mais bem cuidada e os itens terão menor chances de sofrer alguma avaria. Inclusive, dependendo da coleção, ela pode ter um valor incalculável no aspecto financeiro. Tudo vai depender da raridade de cada selo.

Continua depois da publicidade

Colecionar selos no início

Porém, toda coleção de selo precisa ter um começo. Então, neste caso, uma dica é ir nos próprios Correios e garimpar alguns deles, ou até mesmo comprar. Além disso, cada correspondência que chegar em casa deve ser guardada. Assim, vá separando os selos e guardando para catalogar no álbum.

Veja em seguida: Cama: confira algumas dicas de modelos mais adequados para o seu quarto

Frequentemente, com o avanço da internet e das redes sociais, a troca de selos também se tornou mais fácil. Neste caso, fique sempre atento a grupos específicos sobre o assunto. Assim, poderá conseguir algum item específico ou que venha de uma país com o qual tenha uma simpatia.

Por fim, compre uma pinça específica para filatelia. Neste sentido, é um acessório dos mais importantes para evitar que se danifique aquele selo. Até porque muitos deles são raros e únicos. E uma perda teria também um valor incalculável. Mas, o mais importante é o prazer e a satisfação de manter um hobby como esse. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘MP o Retorno – Marcos Costa’, com mais algumas dicas do assunto.

Veja em seguida: Mofo nas paredes: confira algumas dicas para evitar esse problema

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies