Olimpíada de Robótica 2022 no Rio

No último dia 05 de agosto, deu se início no Rio de Janeiro a Olimpíada de Robótica 2022 no Rio. Pela primeira vez está sendo realizada no Brasil. Veja no Tecno-notícias que o local de realização foi escolhido para acontecer no Píer Mauá.

Olimpíada de Robótica 2022 no Rio

O Brasil pela primeira vez sediou a Olimpíada de Robótica e o estado escolhido para realizar este grande evento foi o Rio de Janeiro. As competições ocorreram entre o dia 05 até o dia 07 de agosto.

O publico pode participar de diversas oficinas de tecnologia, e todo o evento foi com entrada franca. O serviço Social da Industria- Sesi foi a empresa organizadora por todo o evento. Desde as competições até a logística do local.

Categorias participantes

As olimpíadas dividida por categorias, as divisões começam a partir de robôs pequenos para aluno entre a idade de 9 e 14 anos. Cada equipe participante pode conter no máximo dez integrantes.

Ao todo são 90 equipes participantes, sendo equipes de todo o mundo dividida sendo 32 equipes brasileira e 58 equipes estrangeiras. Durante a competição os robôs inscritos podem chegar a pesar até 60 quilos.

Avaliação dos jurados técnicos

Por fim, além da torcida e grande vibração da plateia, todos os robôs serão avaliados por jurados técnicos em atividades comuns do cotidiano. Assim cada equipe com seu robô enfrenta dificuldades encontradas no dia a dia. Então, jurados avaliam o desempenho de cada robô e darão uma nota caso o mesmo finalize a atividade.

Os problemas do cotidiano apresentados para que os robôs possam solucionar são os mais diversos como, retirar saco de lixo da lixeira. Então pegar copo de água para seu tutor e até mesmo de acordo com o horário agendado, pegar remédios para servir ao seu tutor.

Os participantes consideraram esta prova onde o robô deveria pegar um frasco de comprimidos para o tutor. Desse modo, foi onde ocorreu o momento mais tenso. Já que é necessário que o robô leia corretamente a etiqueta e consiga pegar perfeitamente o frasco com a garra sem que deixe cair.

Uma libriana um pouco tímida, tranqüila, fácil de se lidar e que ama ler e escrever. Fã de séries e filmes, gosto de paz e harmonia principalmente com as pessoas ao meu redor. Nascida em Duque de Caxias e atualmente morando em Armação dos Búzios, amo animais, principalmente meu shitzu Cookie. Tenho por hobby cozinhar, fazer bordado e adquirir conhecimento. Meus temas favoritos para escrever são receitas, horta, pets, cotidiano, viagens e curiosidades sobre o mundo.