Jabuticaba: plantando dessa forma, vai ter um pé duradouro

Jabuticaba: plantando dessa forma, vai ter um pé duradouro. Foto: Pixabay
Jabuticaba: plantando dessa forma, vai ter um pé duradouro. Foto: Pixabay

A jabuticaba é uma fruta tipicamente brasileira e, também, das mais saborosas. Então, muita gente compra e come nos finais de semana ou após as refeições.

No entanto, é possível até plantar um pé de jabuticaba em casa. Consequentemente, vai conseguir colher e degustar a fruta de forma gratuita, a qualquer momento, desde que seja na época cerca.

Desta maneira, é importante também saber como cuidar do pé dessa planta para render bons frutos. Com isso, também terá uma fruta de maior qualidade.

Como se planta um pé de jabuticaba?

Jabuticaba: plantando dessa forma, vai ter um pé duradouro. Foto: Pixabay
Jabuticaba: plantando dessa forma, vai ter um pé duradouro. Foto: Pixabay

O pé de Jabuticaba é ideal para quem tem quintais grandes, com muita área de terra. Até por conta do tamanho da árvore, que costuma crescer bastante.

Então, podemos apostar em terras com bastante areia, que vão ajudar a germinar melhor a semente. Se preferir, pode ainda comprar uma areia específica para o plantio, que se vende em lojas especializadas no assunto.

Depois, também é necessário conseguir colocar uma camada de terra razoavelmente elevada. Em seguida, coloque a semente, que vai germinar em um determinado período.

Agora, vamos procurar manter o terreno sempre úmido, que é o ideal para o plantio dessa árvore. Depois que começar a crescer o pé, vale também regar todos os dias, pois vai fortalecer as raízes. E isso é importante para, lá na frente, render frutos.

Quanto ao período da rega, o mais indicado é nos horários mais frescos. Desta maneira, aposte na rega ainda nas primeiras horas do dia. Ou, então, no início da noite.

O Tecnotícias, o seu portal preferido da internet, sempre tem algumas dicas sobre o mundo agro no dia a dia.

Qual a melhor época para se plantar?

Quanto ao melhor período para o plantio do pé de jabuticaba, entra a grande vantagem: ela pode ser plantada em qualquer época do ano que vai frutificar.

No entanto, no início dos períodos de chuva, isso acaba sendo ainda melhor. Afinal de contas, é o momento em que as águas vão ajudar na irrigação de um modo natural.

Logo, quando chegar aquele período de setembro, outubro ou novembro, pode ser ainda melhor para o plantio. E, quando começar a dar frutos, é o momento de aproveitar o resultado.

Por fim, a jabuticaba pode ser consumida pura, como muitas pessoas fazem. No entanto, também é possível fazer suco com essa fruta, o que já se torna altamente saboroso e, também, nutritivo.

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Olhar Automotivo e Almanaque