5 benefícios que idosos e aposentados podem obter

5 benefícios que idosos e aposentados podem obter
5 benefícios que idosos e aposentados podem obter

Você sabe quais são os 5 benefícios que idosos e aposentados podem obter? Descubra agora no Blog Tecno-Noticias e nunca mais deixe de usar diretos inerentes, garantidos pelo Estatuto do Idoso.

5 benefícios que idosos e aposentados podem obter

Quando o individuo se aposenta ou se torna idoso. A lei assegura diversos benefícios que são para trazer uma melhor qualidade de vida para este grupo. Contudo, infelizmente, por falta de conhecimento, alguns indivíduos deixam de usufrui-la.

Atendimento preferencial

Todo individuo aposentado ou idoso tem direito ao atendimento preferencial. Por isso, qualquer estabelecimento público ou privado que disponha atendimento ao público, tem a obrigação de ter atendimento preferencial.

Remédios gratuitos

É dever do Estado assegurar remédio gratuito para idosos e aposentados, principalmente no que tange a remédios de uso contínuo. Desse modo, a entidade pública garante que esse grupo consiga ter uma vida digna.

Para conseguir a mediação basta levar um documento oficial e a receita médica válida para alguma farmácia popular gratuita. É importante pesquisar qual rede de atendimento presta esse serviço, pois varia muito de região para região.

Isenção do IPTU

Assim a idade vai chegando e os gastos vão aumentando. Pensando nisso, o Estatuto do Idoso definiu que um grupo de idosos seriam isentos do IPTU. Para isso, o indivíduo não pode ganhar mais do que três salários-mínimos ou ser dono de mais de um imóvel.

Plano de saúde

Quem se aposentou e recebia uma participação da empresa no plano de saúde, poderá continuar com ele. Desse modo, se a empresa continuar pagando a sua parte, o indivíduo continuará sendo beneficiário do plano de saúde.

Transporte de graça

Aposentados e idosos podem usufruir do transporte público gratuito. Porém, para isso a rota precisa ser intermunicipal, caso contrário, o individuo terá o desconto de apenas 50% da passagem.

A partir de quantos é considerado idoso?

Por fim, para ser considerado idoso o indivíduo precisa ter pelo menos sessenta anos. Contudo, atualmente tem algumas reformas no estatuto que prevê uma nova idade para ser considerado idoso, sendo ela, sessenta e cinco anos.

Uma libriana um pouco tímida, tranqüila, fácil de se lidar e que ama ler e escrever. Fã de séries e filmes, gosto de paz e harmonia principalmente com as pessoas ao meu redor. Nascida em Duque de Caxias e atualmente morando em Armação dos Búzios, amo animais, principalmente meu shitzu Cookie. Tenho por hobby cozinhar, fazer bordado e adquirir conhecimento. Meus temas favoritos para escrever são receitas, horta, pets, cotidiano, viagens e curiosidades sobre o mundo.