Mata-burro: como fazer manutenção; dessa, você não sabia

Mata-burro: como fazer manutenção; dessa, você não sabia. Wikimedia Commons
Mata-burro: como fazer manutenção; dessa, você não sabia. Wikimedia Commons

O popular mata-burro é uma forma de proteger as propriedades rurais, especialmente nas regiões mais afastadas. Assim, como o próprio nome já sugere, ela evita a entrada de animais de fora em sua propriedade.

Afinal de contas, com as frestas existentes na madeira do mata-burro, pode evitar aqueles animais silvestres. E, até mesmo, pode impedir a entrada de veículos suspeitos, de maior porte, para invadir o local.

Contudo, esse suporte, assim como qualquer outra engenharia, precisa de manutenção. E, neste post, vamos falar de um jeito simples como prolongar o tempo de vida útil do equipamento.

Qual a função do mata-burro

Mata-burro: como fazer manutenção; dessa, você não sabia. Wikimedia Commons
Mata-burro: como fazer manutenção; dessa, você não sabia. Wikimedia Commons

Naturalmente, o mata-burro, por ficar exposto ao sol e à chuva, vai passar por um desgaste. E, com o passar do tempo, pode levar perigo até mesmo a quem utilizar no dia a dia.

Em muitos casos, o mata-burro fica sobre rios e valas relativamente fundas. Consequentemente, uma queda pode machucar, ou até mesmo, colocar uma vida em risco por conta disso.

Para conservar, é necessário envernizar com certa frequência e trocar as eventuais madeiras podres. Porém, isso é um serviço muito trabalhoso, que pode demorar e nem sempre se tem tempo para a conclusão.

Em muitos casos, os donos de propriedades rurais pagam para profissionais especializados cuidarem. Assim, podem contar com um serviço melhor.

Ainda assim, o uso do mata-burro de madeira exige essa manutenção constante. Mesmo que tenha um madeiramento de mais qualidade. Como dito acima, o sol e a chuva são um problema.

O Tecnotícias, o seu portal preferido da internet, vem divulgando as principais dicas e assuntos ligados ao mundo agro.

Alternativa mais durável

Agora, para que o mata-burro dure mais tempo e não precise de muita manutenção, já existe uma alternativa. Isso porque, cada vez mais, os proprietários rurais apostam em um produto pré-moldado.

Neste caso, o produto feito de concreto é uma opção que vai, certamente, render mais. Com isso, não vai precisar fazer manutenções tão constantes, embora seja normalmente mais caro.

Outra possibilidade que muita gente não conhece é o produto metálico. Neste caso, também terá uma resistência maior e, o mais importante, sem perder a característica própria do produto.

Por fim, o mata-burro é algo indispensável em qualquer grande propriedade rural e, por isso, merece atenção. E essas opções do mata-burro de concreto e de metal podem ajudar bastante. Então, escreve nos comentários o que achou dessa novidade.

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Olhar Automotivo e Almanaque