Os coringas nossos de cada dia

Coringa / Reprodução Pixabay
Coringa / Reprodução Pixabay

Você certamente os conhece. Deve ter um em seu guarda-roupas. Outro na despensa da cozinha. E talvez um na sua bolsa. Estamos falando daquelas coisinhas que nos salvam de situações difíceis ou imprevistas – os coringas do dia a dia.

Qualquer um que já manuseou um baralho sabe a origem do termo: aquela carta com um palhaço (na verdade, um bobo-da-corte) que pode assumir o lugar e o valor de qualquer outra carta. Ou seja, apesar da imagem de bobo, o coringa é bem esperto.

Durante a partida, tirar esse personagem é quase sempre uma boa coisa, já que ele facilita o jogo e amplia possibilidades. Eles também estão presentes nos divertimentos eletrônicos. Em um cassino online, eles estão aos montes, nos jogos de slot. E são sempre bem-vindos, já que quando aparecem, multiplicam a premiação. Porém, nas slots, eles nem sempre aparecem como bobos ou palhaços. Na maioria das vezes são um elemento ligado ao tema da máquina, algo como um diamante, um selo dourado, um leão ou algum outro símbolo. Uma coisa é certa: se três coringas se alinharem, você é que vai rir como bobo…

Mas, e os coringas do dia a dia. O que são?

Uma peça de roupa

No livro O Turista Acidental, da autora Anne Tyler, o protagonista Macon é um recluso escritor de guias de viagem para homens de negócio. Metódico e prático, ele sugere a todos os seus leitores que levem na mala um terno cinza. O motivo: é neutro o bastante para um jantar de negócios, mas também pode ser usado se houver um funeral inesperado. Sarcasmo à parte, o traje de Macon é a personificação de um coringa no guarda-roupa. Assume o valor necessário para a ocasião.

Este truque funciona ainda melhor para as mulheres. Qual senhora ou senhorita não aprecia um vestidinho preto que funciona em diversas situações? Ou aquela bolsa que combina com tudo? Ou a echarpe colorida que muda todo o visual e permite reutilizar o já famoso vestidinho preto… Esses coringas valem ouro.

Um batom

Ainda no campo feminino, há um coringa que não pode faltar em qualquer bolsa: um batom. Mas não estamos falando de qualquer um. Tem que ser aquele com uma determinada cor que não seja muito extravagante, mas que seja notado. E que combine com qualquer peça de roupa que se esteja usando (incluindo o já amplamente mencionado vestidinho preto). Para um homem, essa escolha pode parecer desafiadora, mas toda mulher sabe exatamente o tom que um batom coringa deve ter. E dependendo do tamanho da bolsa, pode-se incluir um lápis de olho e uma base.

Um espaguete

Indo em direção à cozinha, temos o coringa das refeições: a massa. Em caso de visita surpresa dos sogros, ou de ataque da turma de amigos de seu filho, um pacote de espaguete com molho de tomate é a estratégia necessária para resolver a refeição. É neutro o bastante para ser aceito por praticamente todo mundo, além de também ser saboroso e fácil de fazer. Uma coringada certeira.

Reprodução Pixabay
Reprodução Pixabay

Outra saída culinária é o leite condensado. Quando bate aquela fissura de um docinho, Leite Moça é a solução. Rapidamente vira um brigadeiro, um beijinho ou, com um pouco mais de tempo, um delicioso pudim. Mas se o tempo urgir, simplesmente misture com chocolate em pó e consiga uma sobremesa instantânea. Nada muito sofisticado, mas deliciosamente doce.

No mundo corrido em que vivemos, cada vez mais precisamos desses coringas cotidianos que fazem a vida ficar mais fácil. Certifique-se de ter vários, distribuídos pelo quarto, cozinha, bolsa, porta-luvas do carro… Como reza o princípio das slots machines, quanto mais coringa, melhor.

Natural de Juína-MT, cidade atual Nova-Mutum, 28 anos, formada em (TST) "Técnico de Segurança do Trabalho". Redatora no tecnoNotícias e Folha Go. Em caso de duvidas, E-mail: [email protected], Instagram: day.martins25