Araucária: como fazer para plantar e render um pinhão saboroso

Araucária: como fazer para plantar e render um pinhão saboroso. Foto: Pixabay
Araucária: como fazer para plantar e render um pinhão saboroso. Foto: Pixabay

A araucária é uma árvore típica da mata atlântica, mas também muito comum nas regiões mais frias do Brasil. Agora, que tal plantar uma dessas em sua propriedade e render um pinhão dos mais saborosos? Na prática, é algo não muito complicado.

No entanto, como as araucárias são grandes e chegam a ter 40 metros de altura, é inviável em locais pequenos. Desta maneira, é algo que vale para quem mora em lugares grandes e amplos, onde o plantio é mais fácil.

A seguir, vamos mostrar como fazer para plantar essa árvore e ainda garantir uma fonte de renda. Vale lembrar que o pinhão é algo muito apreciado e que pode ser vendido em grandes quantidades.

Onde plantar araucária?

Araucária: como fazer para plantar e render um pinhão saboroso. Foto: Pixabay
Araucária: como fazer para plantar e render um pinhão saboroso. Foto: Pixabay

Primeiramente, precisamos lembrar que a araucária precisa de espaço. Neste caso, se for plantar mais de uma, precisa de, ao menos, cinco metros de distância entre uma e outra, para que tudo dê certo.

Outra coisa importante é que a araucária precisa de exposição à luz solar. Mesmo sendo uma árvore típica de regiões subtropicais, precisa dessa meia sombra para prosperar e crescer de forma adequada.

Além disso, podemos pegar um pé pequeno de araucária e envolver em saco plástico antes de plantar. E, claro, precisa conter muitos nutrientes e um ambiente úmido para vingar da melhor maneira.

Apenas devemos tomar cuidado para não encharcar o pé. Caso isso aconteça, poderá comprometer seriamente o crescimento de sua árvore. E não vai gerar os pinhões esperados.

Antes também de plantar, deve preparar a terra, usar uma enxada e colocar terra em cima da semente. Isso é uma forma de proteção.

O Tecnotícias, seu portal preferido da internet, sempre busca informações e curiosidades do mundo agro.

Como cuidar de uma araucária para dar pinhão?

Agora, quando a araucária estiver já grande, deve ter a preocupação com a exposição à luz solar. Isso porque não devemos deixar mais que seis horas nessa exposição, para não prejudicar.

Então, para ter uma dosagem da luz do sol, o ideal é plantar o seu pé de pinhão perto de outras árvores. Com isso, vai gerar um pouco sombra natural, garantindo o melhor andamento.

Também vale lembrar que a araucária tem um crescimento lento, até por ser uma árvore de grande porte. Se tiver paciência, dentro de algum tempo terá uma árvore forte, robusta e gerando muitos pinhões para o consumo próprio ou para revenda.

 

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Olhar Automotivo e Almanaque