Uvas gratinadas: uma receita para quem adora a fruta

Uvas gratinadas. Foto: Reprodução/iStock
Uvas gratinadas. Foto: Reprodução/iStock

Neste sábado, 12 de março, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, preparamos para você um irresistível prato, além de muito saboroso. A receita de hoje é: uvas gratinadas.

Esta deliciosa receita de uvas gratinadas é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo é de aproximadamente 40 minutos, rende até 4 porções com grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Saiba como fazer as uvas gratinadas
Esta sobremesa lembra um crème brulée, com um toque especial de uvas e, para completar, tem um delicado aroma de laranja.

Portanto, confira também: Estrogonofe russo (com creme azedo): o estrogonofe mais saboroso de todos
Ingredientes da receita

3 gemas;
80 gramas de açúcar;
20 gramas de amido de milho;
250 ml de caldo de laranja;
100 ml de creme de leite fresco;
1 cacho pequeno de uvas-brancas;
1 cacho pequeno de uvas-vermelhas;
Açúcar para polvilhar.

Passo a passo das uvas gratinadas
Uvas Gratinadas. Foto: Reprodução/iStock Uvas Gratinadas. Foto: Reprodução/iStock

Primeiramente, retire as uvas dos cachos e lave sob água corrente. Reserve. Logo após, na tigela menor da batedeira, coloque as gemas, o açúcar e bata até obter um creme branco e espumoso. Em seguida, numa tigela, dilua a amido de milho num pouco de suco de laranja.

Logo após, numa panela, misture as gemas batidas, o suco de laranja e a amido de milho diluída. Então, leve ao fogo baixo para cozinhar, mexendo constantemente. Quando o creme estiver espesso, desligue o fogo e reserve.

Depois, na tigela maior da batedeira, coloque o creme de leite fresco e bata até que comece a encorpar. Em seguida, acrescente o creme de leite batido ao creme reservado. Misture delicadamente. Logo após, pré-aqueça o forno a 200°C (temperatura alta).

Então, num recipiente refratário, distribua as uvas e cubra com o creme. Posteriormente, polvilhe com o açúcar e leve ao forno preaquecido para gratinar. Por fim, quando a superfície do creme começar a dourar, retire do forno. Sirva a seguir.

Sugestão de consumo da receita
As uvas gratinadas, ficam uma delícia pura, mas acompanhá-las com um saboroso chantilly com alguma bebida de sua preferência, fica perfeito. Essa combinação realmente é irresistível!

Ademais, leia também: Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão: uma deliciosa receita que combina frango com ervas

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]