Talharim à carbonara: uma receita muito especial e surpreendente com macarrão

Talharim à carbonara. Foto: Reprodução/iStock
Talharim à carbonara. Foto: Reprodução/iStock

Nesta quinta-feira, 10 de março, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos uma dica super especial para a sobremesa do seu almoço ou jantar especial. A receita de hoje é talharim à carbonara.
Este delicioso talharim à carbonara é simples de fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 40 minutos, rende 1 porção e grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao preparo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Saiba como fazer o talharim à carbonara

Seus dias de macarrão instantâneo acabaram! Descubra como preparar um delicioso almoço ou jantar só para si e em uma panela só. Um clássico da cozinha italiana em apenas 15 minutos.

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola

Ingredientes da receita

3 ninhos de talharim – cerca de 100 gramas (ou outra massa longa com ovos);
¼ xícara (chá) de bacon em cubos (70 gramas);
¼ xícara (chá) de vinho branco;
1 pitada de sal;
1 ovo caipira;
¼ xícara (chá) de queijo parmesão ralado;
1 ¼ xícara (chá) de água;
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo do talharim à carbonara
Talharim à carbonara. Foto: Reprodução/iStock Talharim à carbonara. Foto: Reprodução/iStock

Primeiramente, leve uma panela de inox de 16 cm de diâmetro (com fundo triplo) ao fogo médio, na menor boca do fogão. Logo após, junte o bacon e mexa por cerca de 5 minutos, até dourar. Retire metade do bacon e, caso haja excesso de gordura, escorra uma parte. Deixando na panela cerca de ½ colher (sopa), além da outra metade do bacon. Assim, você não precisa juntar azeite na preparação.

Em seguida, regue com o vinho e, com uma colher de pau, raspe bem o fundo da panela para soltar os queimadinhos – isso vai garantir sabor ao molho. Posteriormente, junte a água, o macarrão e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Depois, vá soltando os ninhos com um garfo. Quando a água começar a ferver, pare de mexer e conte 5 minutos. Após esse tempo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 5 minutos, sempre em fogo baixo.

Enquanto isso, misture bem o ovo com o parmesão em uma tigela. Logo após, desligue o fogo e junte imediatamente a mistura de ovo com queijo. Então, mexa delicadamente – o ovo cozinhará apenas com o calor da panela de inox. Por fim, transfira para um prato, finalize com o bacon reservado e mais pimenta-do-reino moída na hora.
Sugestão de consumo da receita
O talharim à carbonara fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um delicioso suco natural de preferência, feito na hora. Essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]