Pão de frigideira: faça esta deliciosa receita de pão para seu café da manhã

Pão de frigideira. Foto: Reprodução/iStock
Pão de frigideira. Foto: Reprodução/iStock

Neste sábado, 12 de março de 2022, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos uma dica super incrível para o seu dia ficar ainda mais especial! A receita de hoje é pão de frigideira.

Este delicioso pão de frigideira é fácil e rápido de fazer! O tempo de preparo é de aproximadamente 30 minutos, rendendo até 6 pães e grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao passo a passo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Saiba como fazer o pão de frigideira

Você não precisa nem acender o forno para ter um pão fresquinho e preparar sanduíches especiais. Esse pão de frigideira fica pronto em meia hora. Vai fermento de bolo, não precisa nem esperar crescer. É misturar, modelar e assar.

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola

Ingredientes da receita

3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
1 colher (chá) de fermento em pó;
1 ½ colher (chá) de sal;
2 colheres (sopa) de azeite;
1 xícara (chá) de água;
Farinha de trigo para polvilhar a bancada.

Passo a passo do pão de frigideira
Pão de frigideira. Foto: Reprodução/iStock Pão de frigideira. Foto: Reprodução/iStock

Primeiramente, em uma tigela grande, misture a farinha com o sal e o fermento. Logo após, abra um buraco no centro, junte o azeite e misture com as pontas dos dedos para incorporar, até formar uma farofinha.

Em seguida, coloque a água em duas etapas: junte a metade e, com as mãos, misture bem. Adicione o restante da água gradualmente, misturando até formar uma massa úmida. Logo após, transfira a massa para a bancada de trabalho levemente enfarinhada e sove por 3 minutos.

No início, ela pode grudar nos dedos, mas fica mais consistente e lisinha durante a sova, evite adicionar mais farinha, que deixará o pão duro. Então, forme um cilindro com a massa e, com uma espátula de padeiro (ou faca), divida em 6 pedaços iguais.

Logo após, cubra com um pano de prato úmido para não ressecar durante o preparo dos discos – a massa leva fermento químico, por isso, não precisa de descanso para crescer. Depois, leve uma frigideira grande (de preferência de ferro, ou uma chapa), para aquecer em fogo alto.
Passo adiante
Em seguida, polvilhe farinha na bancada e, com um rolo de macarrão, abra uma porção da massa até formar um disco de 20 cm de diâmetro – polvilhe farinha sobre a massa e no rolo durante o processo para não grudar.

Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco de massa e faça vários furos com um garfo – isso evita que a massa infle ao assar. Logo após, diminua o fogo para médio e deixe “assar” por cerca de 2 minutos, ou até que o lado em contato com a frigideira esteja dourado e com pintinhas chamuscadas.

Posteriormente, com uma espátula (ou pinça), vire o pão e doure por mais 2 minutos. Logo após, transfira para um prato e cubra com um pano limpo para manter os pães macios e quentinhos. Depois, repita com o restante da massa.

Por fim, retire o excesso de farinha do fundo da frigideira com um pano para não queimar. Sirva a seguir. Experimente servir com tomates frescos, muçarela de búfala, manjericão e azeite.
Sugestão de consumo da receita
O pão de frigideira fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um delicioso queijo muçarela, manjericão e azeite, com um suco natural. Essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

 

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]