Suflê de goiabada com creme de mascarpone: uma receita simples e muito saborosa

Suflê de goiabada. Foto: Reprodução/iStok
Suflê de goiabada. Foto: Reprodução/iStok

Neste sábado, 12 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma dica super especial para o seu jantar especial! A receita de hoje é suflê de goiabada com creme mascarpone.

Este delicioso suflê de goiabada com creme mascarpone, é simples de fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, rende até 4 porções e grau de dificuldade é fácil. E aí? Vamos juntos ao preparo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Saiba como fazer este delicioso suflê de goiabada com creme mascarpone

A clássica combinação Romeu e Julieta, aparece em forma de suflê de goiabada com um delicado creme de queijo mascarpone.

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola

Ingredientes da receita

600 g de goiabada em pasta;
9 claras de ovos;
manteiga e açúcar cristal para untar e polvilhar;
1 xícara (chá) de queijo mascarpone;
1 xícara (chá) de creme chantilly.

Passo a passo do suflê de goiabada
Suflê de goiabada. Foto: Reprodução/iStok2 Suflê de goiabada. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, para derreter a goiabada em banho-maria: leve uma panela com água ao fogo alto e, assim que começar a ferver, encaixe uma tigela grande (de inox ou vidro) com a goiabada. Logo após, com cuidado, segure a tigela e mexa a goiabada com uma espátula até derreter completamente. Em seguida, retire do banho-maria e reserve.

Entao, com um pedaço de papel-toalha, unte com manteiga a lateral interna de 4 ramequins (ou forminhas individuais para suflê). Em seguida, polvilhe com açúcar cristal, gire os potinhos para cobrir as laterais e bata bem sobre a pia para retirar o excesso.

Capriche na preparação dos recipientes para formar paredes ásperas para a massa escalar e se firmar à medida que cresce. Não é preciso untar o fundo. Logo após, preaqueça o forno a 170ºC (temperatura baixa).

Em seguida, na batedeira, bata as claras até o ponto de neve com picos moles: comece em velocidade baixa e, quando espumar, aumente a velocidade gradualmente. Posteriormente, deixe bater por cerca de 5 minutos, até as claras ficarem marcadas com o batedor e as bolhas de ar próximo da parede da tigela sumirem. Atenção: se bater demais, as claras vão ficar muito firmes e perder a elasticidade. O resultado será um suflê ressecado. Bata apenas até formar picos moles.
Passo Adiante
Junte ⅓ das claras em neve à goiabada e mexa bem com a espátula para incorporar — se as claras formarem pontinhos que não se misturam, é sinal de que foram batidas além da conta.

Em seguida, adicione o restante das claras e misture delicadamente, com movimentos de baixo para cima, para não perder todo o ar incorporado. Logo após, com uma concha, preencha cada ramequim até a borda com a massa de suflê. Em seguida, nivele passando uma faca (com o corte para cima) para retirar o excesso.

Ademais, passe a ponta do dedo polegar por todas as bordas internas para retirar um pouquinho mais de massa — isso ajuda o suflê a crescer retinho. Em seguida, coloque os ramequins numa assadeira e leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos, até crescerem e dourarem. Nunca abra o forno enquanto o suflê assa — se a temperatura baixa, o suflê murcha.

Sirva imediatamente. Por fim, numa tigela, junte o queijo mascarpone e o creme chantilly. Misture com um batedor de arame e leve à geladeira até a hora de servir.
Sugestão de consumo da receita
O suflê de goiabada com creme mascarpone, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com uma deliciosa costeleta de cordeiro como prato principal, essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]