Couve-flor assada com molho de queijo: não há ninguém que não goste desta maravilhosa e nutritiva receita

Couve flor assada com molho de queijo. Foto: Reprodução/iStok
Couve flor assada com molho de queijo. Foto: Reprodução/iStok

Nesta quarta, 19 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, preparamos para você leitor um irresistível prato, além de muito nutritivo! A receita de hoje é: couve-flor assada com molho de queijo.

Esta deliciosa couve-flor assada com molho de queijo, é fácil e simples de preparar! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 30 minutos, e rende até 4 porções, grau de dificuldade: fácil.

Assim, leia mais: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola
Saiba como fazer a couve-flor assada com molho de queijo
Com azeite, sal e pimenta, a couve-flor vai para o forno e sai de lá pronta para receber uma camada generosa do molho intenso e cremoso. Para finalizar, nozes tostadas. Esse preparo é tão bom que funciona até como prato principal! Mas também arrasa como acompanhamento para uma massa.

Portanto, confira também: Mac and cheese: uma receita que é de derreter qualquer paladar
Ingredientes da receita

1 couve-flor;
2 ½ colheres (sopa) de azeite;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
⅓ de xícara (chá) de nozes tostadas picadas;
⅔ de xícara (chá) de iogurte natural sem açúcar (170 g);
3 colheres (sopa) de queijo azul (gorgonzola ou roquefort);
½ colher (sopa) de azeite;
1 colher (chá) de molho inglês;
1 pitada de sal.

Passo a passo para preparar a couve-flor assada com molho de queijo
Couve flor assada com molho de queijo. Foto: Reprodução/iStok2 Couve flor assada com molho de queijo. Foto: Reprodução/iStok

Primeiramente, pré aqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Descarte as folhas, a base do talo e corte a couve-flor em floretes médios. Após, transfira para uma tigela e lave sob água corrente. Em seguida, deixe escorrer bem a água numa peneira enquanto separa o restante dos ingredientes – quanto mais secas estiverem, melhor para assar, se preferir seque os floretes com um pano de prato.

Depois, transfira a couve-flor para uma assadeira grande (de preferência antiaderente), regue com o azeite, tempere com sal e pimenta e misture bem com as mãos, para envolver todos os pedaços. Assim, espalhe os floretes pela assadeira, sem amontoar – quanto mais espaçados estiverem, mais dourados ficam.

Depois, leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos. Contudo, na metade do tempo, ou assim que a base dos floretes entrar em contato com a assadeira e dourar, vire os pedaços com uma espátula. Enquanto isso, aproveite para preparar o molho. Em seguida, retire a assadeira do forno, sirva com o molho e polvilhe com as nozes.

Por fim, com um garfo, amasse bem o queijo e transfira para uma tigela. Em seguida, junte o restante dos ingredientes e misture até formar um molho liso (se preferir, bata os ingredientes num mini-processador). Reserve.
Sugestão de consumo da receita
A couve-flor assada com molho de queijo fica uma delícia pura, mas acompanhada com um macarrão com molho branco feito na hora fica irresistível! Que tal convidar os amigos e impressioná-los com esta maravilha?

Ademais, leia também: Macarrão com almôndegas de salmão: uma das mais deliciosas receitas com salmão e macarrão

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]