Sopa de cebola gratinada: está frio aí em sua cidade? Faça esta deliciosa sopa que combina muito bem com um friozinho

Sopa de cebola gratinada (Foto: Reprodução/iStock)
Sopa de cebola gratinada (Foto: Reprodução/iStock)

Nesta quinta, 28 de outubro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma receita deliciosa e quentinha de sopa para os dias de clima frios. A receita de hoje é: sopa de cebola gratinada.

Esta sopa de cebola gratinada não é nada difícil de fazer, apenas precisa de atenção. O tempo de preparo desta receita é de 120 minutos, rende 4 porções e o grau de dificuldade é médio.

Assim, leia mais: Sopa de feijão: uma deliciosa sopa para dias frios e chuvosos
Saiba como fazer sopa de cebola gratinada
A sopa de cebola é um clássico da culinária francesa, que ganha uma camada especial de sabor depois de ir para o forno com as fatias de pão italiano e queijo gruyère. Você não perde de experimentar esta delicia clássica.

Portanto, confira também: Sopa de feijão branco com camarão e linguiça: uma refeição de um jeito como ainda não se viu
Ingredientes da receita

500 gramas de músculo traseiro em cubos grandes;
1 cenoura;
2 litros de água;
1 cebola;
1 talo de salsão com as folhas;
3 cravos-da-índia;
1 folha de louro;
2 ramas de canela em rama;
5 grãos de pimenta-do-reino;
4 cebolas (cerca de 500 g);
2 colheres (sopa) de manteiga;
¼ de xícara (chá) de vinho branco;
1 colher (sopa) de farinha de trigo;
1,5 litro do caldo de carne caseiro;
3 fatias de pão italiano grossas (cerca de 3 cm de espessura);
½ xícara (chá) de queijo gruyère ralado fino (cerca de 40 g);
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;

Passo a passo da sopa de cebola gratinada
Sopa de cebola gratinada (Foto: Reprodução/iStock) Sopa de cebola gratinada (Foto: Reprodução/iStock)

Primeiramente, lave a cenoura e o salsão. Descasque a cenoura e corte cada uma em 3 partes. Descasque e corte também a cebola ao meio. Em seguida, em uma das metades, prenda o louro com os cravos-da-índia. Junte todos os ingredientes na panela de pressão, cubra com a água, tampe e leve ao fogo alto. Assim que começar a sair vapor pela válvula, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos.

Enquanto o caldo cozinha, aproveite para dourar as cebolas da sopa. Em seguida, desligue o fogo e espere todo o vapor sair antes de abrir a panela. Coe o caldo e reserve. Por ser um caldo de cozimento rápido, você pode utilizar a carne e a cenoura em outras preparações. Após, descasque e fatie as cebolas em meias-luas finas. Em uma panela média, leve a manteiga para derreter em fogo médio.

Então, acrescente as cebolas e tempere com uma pitada de sal. Em seguida, deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 30 minutos, até ficarem bem macias e douradas. Esta é uma etapa que não dá para ter preguiça: se as cebolas não caramelizarem, a sopa não fica gostosa. Se precisar, deixe cozinhar por mais tempo.

Após, junte o vinho e misture, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos da cebola, até evaporar. Sobretudo, polvilhe com a farinha de trigo e mexa por cerca de 1 minuto – essa misturinha de farinha com manteiga vai engrossar levemente a sopa. Posteriormente, junte o caldo de uma só vez e misture bem com uma espátula, para dissolver os gruminhos de farinha.
Passo seguinte
Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200º C (temperatura média). Após, aqueça uma frigideira em fogo médio e toste apenas um lado dos pães por cerca de 2 minutos. Após os 30 minutos, desligue o fogo e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Em seguida, transfira a sopa para um refratário ou panela que possa ir ao forno. Disponha as fatias de pão italiano, uma ao lado da outra, com a parte tostada para baixo – assim elas absorvem menos líquido e não desmancham.

Por fim, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno. Deixe por cerca de 10 minutos para gratinar. Se o seu forno tiver a opção grill pode usar, mas fique de olho para não queimar! O queijo pode levar menos tempo para derreter. Com cuidado, retire a panela do forno e sirva a sopa imediatamente.
Sugestão de consumo da receita
A sopa de cebola gratinada, fica uma delícia pura, mas você pode acompanhá-la com legumes e verduras! Prepare um pãozinho cortado ou uma torrada e verá que sua sopa ficará incomparável.

Ademais, leia também: Canja de Helô Bacellar: uma incrível receita de canja; confira

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]