Caldo verde: a receita mais deliciosa de caldo aqui para você; confira

Caldo verde (Foto: Reprodução/iStock)
Caldo verde (Foto: Reprodução/iStock)

Nesta quinta, 28 de outubro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos para você uma receita que serve muito bem para qualquer tempo. O prato especial de hoje é: caldo verde.

Este caldo verde é muito divertida e simples de fazer. O tempo de preparo desta receita é de 60 minutos, rende 4 porções e o grau de dificuldade é médio. Venha conosco e saiba os segredos deste caldo.

Assim, leia mais: Sopa de feijão: uma deliciosa sopa para dias frios e chuvosos
Saiba como fazer caldo verde
É uma sopa portuguesa com certeza! Feito com couve, o caldo verde é uma sensação nos dias frios. Porém, você vai perceber que será sugestivo para outros momentos da sua vida, com amigos e convidados. Com certeza você vai gostar!

Portanto, confira também: Sopa de feijão branco com camarão e linguiça: uma refeição de um jeito como ainda não se viu
Ingredientes da receita

3 batatas;
1 linguiça portuguesa;
½ cebola;
1,25 litro de caldo de carne caseiro;
½ maço de couve;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo do caldo verde
Caldo verde (Foto: Reprodução/iStock) Caldo verde (Foto: Reprodução/iStock)

Primeiramente, com uma faca, retire a pele da linguiça e corte em rodelas finas. Descasque e corte a cebola em meias-luas de 1 cm. Após, lave, descasque e corte as batatas em 8 pedaços. Leve uma panela média ao fogo médio. Em seguida, quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite, depois, adicione as fatias de linguiça e deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando.

Então, reserve as linguiças douradas numa tigela. Em seguida, abaixe o fogo, regue com ½ colher (sopa) de azeite, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal. Posteriormente, refogue por cerca de 2 minutos até murchar e começar a dourar. Acrescente os pedaços de batata, o caldo de carne e aumente o fogo. Após, com uma espátula, raspe bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor à sopa.

Assim que começar a ferver, abaixe o fogo novamente, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por mais 25 minutos, ou até que as batatas fiquem macias – espete com um garfo para verificar o ponto. Enquanto isso, lave bem as folhas de couve sob água corrente e deixe escorrer o excesso de água. Descarte o talo e corte a couve ao meio, no sentido do comprimento.

Sobretudo, corte as folhas ao meio novamente, no sentido do comprimento. Na tábua, disponha uma folha sobre a outra e corte em tirinhas finas – dessa forma, as tiras de couve não ficam tão longas, sendo mais fácil para comer de colher. Assim que estiverem bem cozidas, transfira as batatas com o caldo para o liquidificador. Bata por cerca de 2 minutos até formar um creme liso.
Atenção ao preparo
Segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente ejete a tampa. Volte o creme batido para a panela, junte a couve fatiada e as rodelas de linguiça douradas. Por fim, deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos, até a couve ficar macia. Prove e, se necessário, acerte o sal. Sirva a seguir com um fio de azeite.
Sugestão de consumo da receita
O caldo verde, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhá-lo com queijo ralado, ou alguns pedaços de pão francês.

Ademais, leia também: Feijoada na pressão: a melhor feijoada de todos os tempos

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]