Quibe de peixe recheado com cebola e uva-passa: uma das melhores e mais diferentes receitas de quibe

Quibe de peixe recheado com cebola e uva-passa (Foto: Reprodução/iStock)
Quibe de peixe recheado com cebola e uva-passa (Foto: Reprodução/iStock)

Nesta sexta, 29 de outubro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma prato delicioso e rápido de quibe. A receita de hoje é: quibe de peixe recheado com cebola e uva-passa.

Este quibe de peixe com cebola e uva-passa é simples e legal de fazer. O tempo de preparo desta receita é de 120 minutos, rende 6 porções e o grau de dificuldade é moderado. Convidamos juntos para fazer esta maravilha.

Assim, leia mais: Pastel de carne assado: para quem ama pastel, mas não gosta de fritura
Saiba como fazer quibe de peixe recheado com cebola e uva-passa
O recheio de cebola, tahine, uva-passa, caldo de limão e pimenta-síria transforma o quibe de peixe em uma grande surpresa. Além de ser uma combinação de sabores incrível, ainda ajuda a deixar o quibe úmido. Experimente.

Portanto, confira também: Coxinha de frango: a coxinha mais crocante de todas
Ingredientes da receita

2 cebolas;
¼ de xícara (chá) de uvas-passas brancas;
½ xícara (chá) de nozes tostadas picadas;
2 colheres (sopa) de caldo de limão siciliano;
1 colher (chá) de pimenta síria;
2 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim);
2 colheres (sopa) de manteiga;
500 gramas de filé de saint peter (tilápia);
1 xícara (chá) de trigo fino (para quibe);
½ cebola;
Raspas de 1 limão siciliano;
¼ de xícara (chá) de folhas de hortelã;
¼ de xícara (chá) de folhas de salsinha;
5 colheres (sopa) de azeite;
¼ de xícara (chá) de nozes tostadas picadas;
1 ½ colher (chá) de sal;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;

Passo a passo do quibe de peixe recheado com cebola e uva-passa
Quibe de peixe recheado com cebola e uva-passa (Foto: Reprodução/iStock) Quibe de peixe recheado com cebola e uva-passa (Foto: Reprodução/iStock)

Primeiramente, em uma tigela pequena, coloque as uvas-passas de molho no caldo de limão enquanto prepara os outros ingredientes. Então, descasque e corte as cebolas em cubos de 1 cm. Leve uma frigideira grande com a manteiga ao fogo médio. Depois, quando derreter, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 10 minutos até ficar bem macia, adocicada e começar a dourar (não precisa caramelizar).

Em seguida, abaixe o fogo, tempere com a pimenta-síria, adicione as uvas-passas (com o caldo de limão) e misture bem. Então, junte as nozes e mexa por 1 minuto para absorver os sabores – não deixe o caldo de limão secar completamente, o recheio deve ficar úmido. Por último, misture o tahine, prove e ajuste o sal. Após, transfira o recheio para uma tigela e reserve.

Em seguida, pré-aqueça o forno a 200º C (temperatura média). Em seguida, unte com azeite um refratário retangular de 15 cm X 22 cm. Após, em uma peneira forrada com um pano de prato limpo, lave o trigo sob água corrente. Então, una as pontas do pano, formando uma trouxinha, torça e esprema bem para tirar o excesso de água. Reserve. Em seguida, descasque, corte a cebola em pedaços grandes e transfira para o processador.

Em seguida, adicione 3 colheres (sopa) de azeite e bata até triturar bem a cebola. Junte os filés de peixe cortados em 4 pedaços – assim você não precisa bater os peixes em excesso. Adicione as ervas, o sal e pimenta a gosto. Contudo, bata rapidamente até triturar o peixe – evite bater em excesso para não formar uma pasta. Atenção: caso seu processador seja pequeno, bata o peixe em 2 etapas.
Passo seguinte
Sobretudo, transfira o peixe batido para uma tigela, junte o trigo, as raspas de limão e misture bem com as mãos. Com as mãos úmidas, espalhe metade da massa do quibe no refratário untado, pressionando delicadamente com as mãos até cobrir todo o fundo e formar uma base uniforme. Com uma colher, distribua o recheio sobre a base do quibe.

Para cobrir o recheio: com as mãos úmidas, retire uma porção do restante da massa e achate entre as palmas para aplainar. Em seguida, disponha sobre o recheio e pressione levemente, sem compactar. Do mesmo modo, colocando uma porção de massa ao lado da outra até cobrir completamente o recheio. Alise a superfície para deixar o quibe bem retinho.

Sobretudo, com uma faca pequena, corte o quibe ainda cru na travessa: faça um corte ao meio, no sentido do comprimento da travessa e depois faça 4 cortes transversais formando 8 retângulos. Por fim, espalhe as nozes por cima do quibe e regue com 2 colheres (sopa) de azeite. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, até assar por igual e começar a descolar das bordas. Sirva a seguir, acompanhado de salada de pepino com iogurte e salada de beterraba com tahine.
Sugestão de consumo da receita
O quibe de peixe recheado com cebola e uva-passa, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com arroz branco ou integral, um suco natural (de preferência), um refrigerante ou outro acompanhamento de sua preferência!

Ademais, leia também: Homus com cordeiro (hummus ma lahma): uma deliciosa receita para impressionar seus convidados

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]