Sopa de abóbora com gorgonzola: uma receita muito saborosa com um toque especial

Sopa de abóbora com gorgonzola. Foto: Reprodução/iStok2
Sopa de abóbora com gorgonzola. Foto: Reprodução/iStok2

Nesta quarta, 26 de janeiro, o Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresenta uma receita deliciosa e rápida de sopa. Hoje, vamos aprender a fazer sopa de abóbora com gorgonzola.

Esta saborosa sopa de abóbora com gorgonzola é uma receita muito fácil, simples e rápida de fazer. O tempo de preparo é de apenas 40 minutos, rendendo 4 porções. Vamos juntos ao preparo desta receita.

Assim, leia mais: Sopa tailandesa de camarão: uma das melhores receitas de sopa de todos os tempos
Saiba como fazer a sopa de abóbora
O adocicado da abóbora e o salgado do queijo formam um par perfeito nesta sopa bem aveludada.

Portanto, confira também: Receita de sopa de frango: fácil e muito nutritiva
Ingredientes da receita

1 cebola;
1 cenoura
½ abóbora japonesa (500 g se comprar já descascada);
1 talo de salsão sem as folhas;
1 litro de água;
2 cravos-da-índia;
100 gramas de gorgonzola;
1 colher (sopa) de manteiga;
1 dente de alho;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
1 folha de louro.

Passo a passo da sopa de abóbora com gorgonzola
Sopa de abóbora com gorgonzola. Foto: Reprodução/iStok Sopa de abóbora com gorgonzola. Foto: Reprodução/iStok

Primeramente, faça o pré-preparo: descarte as sementes, descasque e corte a abóbora em pedaços grandes. Descasque e rale a cenoura. Corte o salsão em 3 pedaços. Descasque e corte a cebola ao meio, mas, em uma das metades, prenda a folha de louro espetando com os cravos, picando fino a outra metade. Descasque e pique fino o alho.

Logo após, coloque a manteiga em uma panela média e leve ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola picada e a cenoura ralada. Em seguida, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte o alho e misture bem.

Após, acrescente a abóbora, a cebola cravejada e os pedaços de salsão. Regue com a água e deixe cozinhar até ferver. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta por mais 15 minutos.

Enquanto isso, em uma tigela, esfarele o queijo gorgonzola com o um garfo e deixe fora da geladeira. Assim, ele derreterá melhor na sopa quente. Após, desligue o fogo e, com uma pinça, pesque e descarte os pedaços de salsão e a cebola cravejada.

Em seguida, transfira o caldo com os pedaços de abóbora para o liquidificador e bata até ficar um creme liso. Atenção: segure a tampa com um pano de prato para evitar que o vapor empurre e abra a tampa. Por fim, sirva a sopa quente com o gorgonzola esfarelado por cima.
Sugestão de consumo da receita
Para acompanhar sua deliciosa receita de sopa de abóbora com gorgonzola, use folhas de coentro e um pouco de cebolinha. Essa combinação realmente fica irresistível!

Ademais, leia também: Sopa tailandesa de camarão: uma das melhores receitas de sopa de todos os tempos

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]