Coxa creme: experimente esta deliciosa receita igual a que se encontra nas melhores franquias

Coxa creme. Foto: Reprodução/Pinterest
Coxa creme. Foto: Reprodução/Pinterest

Nesta quarta-feira, 19 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonoticias, iremos apresentar uma receita deliciosa e rápida de coxa de frango! O prato preparado para este dia é mais conhecida como coxa creme.

Esta deliciosa receita de frango, chamada de coxa creme, é muito fácil, simples e rápida de fazer! O tempo de preparo desta receita é de 60 minutos e rende 12 unidades. Prepare-se então, e vamos juntos a cozinha!

Assim, leia mais: Sardinhas fritas com fubá: aposto que você vai se surpreender com esta receita
Saiba como fazer a coxa creme
O clássico de botequim ganha uma versão mais delicada com a coxinha da asa (também conhecida como drumette). O creme, bem saboroso, é envolto por uma casquinha dourada perfeita! Então, já pode colocar a cerveja para gelar.

Portanto, confira também: Filé de frango grelhado com páprica e erva-doce: receita de uma das melhores combinações com frango
Ingredientes da receita

600 gramas de coxinhas das asas de frango (cerca de 12 unidades);
1 cenoura;
1 talo de salsão (com as folhas);
½ cebola;
1 dente de alho;
1,5 litro de água;
3 ramos de salsinha;
1 folha de louro;
2 cravos-da-índia;
1 colher (chá) de sal;
1 colher (chá) de páprica doce.

Ingredientes para o creme e fritura

¾ de xícara (chá) do caldo de frango reservado;
⅓ de xícara (chá) de leite;
25 gramas de manteiga;
5 colheres (sopa) de farinha de trigo;
½ colher (chá) de sal;
Noz-moscada ralada na hora a gosto;
1 ovo;
¾ de xícara (chá) de farinha de rosca caseira;
4 xícaras (chá) de óleo para fritar as coxinhas.

Passo a passo para fazer coxa creme
Coxa creme. Foto: Reprodução/Pinterest Coxa creme. Foto: Reprodução/Pinterest

Primeiramente, limpe as coxinhas das asas: com uma faca pequena, faça um corte ao redor do osso próximo da carne. Após, retire e descarte toda a pele e cartilagem do osso da coxinha da asa. Dessa forma, o osso fica aparente mas a carne ainda se mantém com a pele, o que dá mais sabor ao preparo. Então, descasque e corte a cenoura em 5 pedaços. Lave e corte o talo de salsão também em 5 pedaços.

Em seguida, junte as folhas de salsão com as folhas de salsinha e amarre com um pedaço de barbante de algodão, formando um buquê. Com a lateral da lâmina da faca, amasse o dente de alho e descasque. Descasque a cebola e prenda a folha de louro espetando com os cravos. Então, em uma panela média, coloque todos os ingredientes, cubra com a água e leve ao fogo alto.

Assim que ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 25 minutos. Com uma pinça, transfira as coxinhas de frango para uma tigela e espere amornar enquanto prepara o creme. Coe o caldo e reserve.
Passo a passo do creme e fritura
Primeiramente, em uma tigela, quebre o ovo separando a clara da gema. Leve uma panela pequena com a manteiga ao fogo médio para derreter. Após, adicione a farinha de trigo e mexa bem por 1 minuto com a espátula até formar uma pasta seca. Em seguida, acrescente o caldo de frango de uma só vez e mexa bem com o batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha.

Então, junte o leite e continue mexendo por cerca de 3 minutos, até formar um creme grosso que fica marcado pelo batedor. Tempere o creme com o sal, noz-moscada e pimenta a gosto. Desligue o fogo, adicione a gema e misture bem com o batedor. Após, transfira o creme para uma tigela média. Segure uma coxinha pelo osso e passe pelo creme para cobrir toda a parte da carne.

Logo após, leve a assadeira à geladeira por cerca de 5 minutos para o creme firmar – assim fica mais fácil de empanar as coxinhas (se preferir, mantenha a coxinha com o creme de um dia para o outro na geladeira antes de empanar).

Para empanar, antes de tudo, segure uma coxinha pelo osso, passe pela clara e deixe escorrer bem o excesso. Em seguida, passe a coxinha pela farinha de rosca, cobrindo bem toda a superfície. Logo após, volte para a assadeira e repita com o restante. Leve uma panela de borda alta com o óleo ao fogo médio para aquecer até atingir cerca de 180º C. Enquanto isso, forre uma travessa com papel-toalha.

Por fim, frite 3 coxinhas por leva, mergulhando com cuidado uma de cada vez no óleo quente. Frite por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando com uma escumadeira até dourar. Então, com a escumadeira, transfira as coxinhas fritas para a travessa forrada com papel-toalha e repita com o restante.
Sugestão de consumo da receita
Sobretudo, para acompanhar sua deliciosa receita de coxa creme, fica muito sugestivo usar um molho de maionese e ketchup, ou ainda um molho barbecue. Acompanhe ainda de uma bebida bem gelada e aproveite!

Ademais, leia também: Burritos mexicanos: uma receita como você ainda não viu

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]