Rocambole de carne com purê de abóbora: uma receita saborosa e muito nutritiva

Rocambole de carne com purê de abóbora. Foto: Reprodução/iStok
Rocambole de carne com purê de abóbora. Foto: Reprodução/iStok

Neste sábado, 29 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, apresentaremos uma receita deliciosa e muito saborosa! Vem com a gente e aprenda como fazer o rocambole de carne com purê de abóbora.

Este inusitado rocambole de carne com purê de abóbora é fácil e simples de fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 120 minutos, rende cerca de 4 porções, com grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Sopa de mandioquinha: fácil de preparar, rápida, saborosa e cremosa

Saiba como fazer o rocambole de carne
Divertido, este prato que lembra um doce é, na verdade, um rocambole salgado.

Portanto, confira também: Sopa de cebola gratinada: está frio aí em sua cidade? Faça esta deliciosa sopa que combina muito bem…
Ingredientes da receita

1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo;
1 ovo;
½ xícara (chá) de manteiga à temperatura ambiente;
2 ½ colheres (sopa) de água;
½ colher (chá) de sal;
600 gramas de abóbora japonesa;
½ cebola picada;
2 colheres (sopa) de azeite;
1 ½ colher (sopa) de gengibre fresco ralado;
⅓ de xícara (chá) de leite de coco;
1 colher (sopa) de água;
½ colher (chá) de sal;
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
250 gramas de patinho moído (patinho);
1 colher (sopa) de cebola ralada;
1 xícara (chá) de cogumelos shimeji;
2 colheres (sopa) de azeite;
2 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja);
1 colher (sopa) de vinho branco seco;
½ xícara (chá) do purê de abóbora.

Passo a passo do rocambole de carne com purê de abóbora
Rocambole de carne com purê de abóbora. Foto: Reprodução/iStok2 Rocambole de carne com purê de abóbora. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, em uma tigela, misture a farinha e o sal. Acrescente a manteiga em pequenas porções e o ovo. Com a ponta dos dedos, trabalhe a massa até formar uma farofa. Logo após, acrescente a água e sove-a até obter uma massa lisa. Reserve. Lave a abóbora sob água corrente. Sobre uma tábua, descasque-a e corte ao meio, retire as sementes e corte em cubos grandes.

Em seguida, em uma panela média, coloque o azeite e a cebola e deixe refogar até murchar. Acrescente o gengibre e refogue por mais 1 minuto. Junte a abóbora e misture bem. Abaixe o fogo, adicione a água e o leite de coco. Logo após, tampe e deixe cozinhar por 25 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar.

Se for preciso, acrescente mais água durante o cozimento. Retire do fogo e tempere com sal e pimenta-do-reino. Logo após, no processador de alimentos ou no liquidificador, coloque a mistura de abóbora e bata até obter um purê. Em seguida, numa frigideira, coloque 1 colher (sopa) de azeite e leve ao fogo médio.
Passo adiante
Quando esquentar, junte a cebola e os cogumelos e refogue por 2 minutos. Regue com o shoyu e mexa com uma colher até secar. Logo após, transfira a mistura para uma tigela e reserve. Na mesma frigideira, aqueça mais 1 colher (sopa) de azeite em fogo alto e refogue a carne por 10 minutos até ficar bem sequinha.

Após, junte o vinho e deixe cozinhar por mais 3 minutos. Acrescente o purê de abóbora e os cogumelos e misture. Reserve. Em seguida, preaqueça o forno a 180° C (temperatura média). Em uma superfície enfarinhada, abra a massa do rocambole, com a ajuda de um rolo, até obter um quadrado de 30 cm x 30 cm com 0,5 cm de espessura.

Em seguida, em um pano de prato limpo e úmido, coloque a massa aberta e espalhe o recheio por cima, deixando 5 cm de borda sem recheio. Logo após, enrole como um rocambole e pincele a borda com um pouco do ovo batido para que grude ao fechar. Depois, aperte as pontas do rocambole para baixo e corte o excesso de massa.

Pincele-o com o resto do ovo batido e risque com um garfo na diagonal, com cuidado para não furar a massa. Por fim, leve ao forno pré-aquecido para assar por 30 minutos ou até que o rocambole fique dourado. Corte-o em fatias e sirva imediatamente.
Sugestão de consumo da receita
O rocambole de carne, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um arroz branco feito na hora juntamente com um delicioso suco natural (de preferência). Experimente!

Ademais, leia também: Salada de macarrão com abobrinha grelhada e molho de hortelã: a melhor salada para o verão

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]