Homus de beterraba: uma receita simples e muito surpreendente

Homus de beterraba. Foto: Reprodução/iStok
Homus de beterraba. Foto: Reprodução/iStok

Nesta segunda, 14 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, você vai aprender a fazer uma deliciosa receita que tem uma textura sem igual e um sabor indiscutível. A receita preparada neste dia é um homus de beterraba.

Ele é delicioso para um dia especial como hoje. Esta receita serve 6 porções e leva aproximadamente 1 hora para ser feita. Então, vem conferir o homus de beterraba.

Assim, leia mais: Bolo de caneca: uma receita super rápida e fácil de micro-ondas

Saiba como fazer o homus de beterraba
Ele chega à mesa e já causa a maior impressão: a cor fica linda, vibrante. As beterrabas, assadas, ficam assim com a cor mais viva e o sabor bem caramelizado, levemente adocicado.

Portanto, leia mais: Bombom de travessa: imagine-se comendo uma sobremesa de bombom com colher

Ingredientes da receita

1 lata de grão-de-bico (1 ½ xícara (chá) de grãos cozidos);
2 beterrabas;
3 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim);
3 colheres (sopa) de caldo de limão;
azeite a gosto;
sal a gosto;
zatar a gosto para servir.

Passo a passo do homus de beterraba
Homus de beterraba. Foto: Reprodução/iStok2 Homus de beterraba. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, preaqueça o forno a 200º C (temperatura média). Logo após, descasque e corte a beterraba em quartos. Em seguida, corte um pedaço grande de papel alumínio de 35 cm x 40 cm, coloque os pedaços de beterraba no centro, tempere com sal, pimenta e um fio de azeite. Una as pontas e dobre, formando uma trouxinha. Posteriormente, transfira para uma assadeira e leve ao forno para assar por 30 minutos, ou até que as beterrabas fiquem macias.

Ademais, retire a assadeira do forno e, com cuidado para não se queimar com o vapor, abra a trouxinha para a beterraba amornar. Enquanto isso, escorra o grão-de-bico por uma peneira, para tirar toda a água. Logo após, no processador junte o grão-de-bico, as beterrabas assadas, o tahine, o caldo de limão e 3 colheres (sopa) de azeite.

Então, bata até formar uma pasta – se necessário, pare de bater, raspe a lateral do processador e misture os ingredientes com uma espátula. Em seguida, prove e tempere com sal. Se preferir um homus mais lisinho, acrescente água filtrada gradualmente, batendo a cada adição, até atingir a textura desejada (mais rústica ou mais lisinha e cremosa). Por fim, transfira o homus para uma tigela, regue com um fio de azeite, polvilhe com zahtar a gosto e sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
A homus de beterraba, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhá-lo com uma deliciosa Piadina Integral, essa combinação fica mesmo irresistível!

Ademais, leia também: Bolo mousse de chocolate: a combinação perfeita do quitute com a sobremesa

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]