Receita tradicional de polpetone: aprenda um clássico italiano em poucos passos

Receita tradicional de polpetone, aprenda um clássico italiano em poucos passos (Foto: iStock)
Receita tradicional de polpetone, aprenda um clássico italiano em poucos passos (Foto: iStock)

Neste domingo, 31 de outubro, no Cozinha & Receitas, abordaremos como fazer uma receita tradicional de polpetone. Assim, conseguirá todo o sabor italiano em um mesmo lugar. Acompanhe o passo a passo.

Logo, se quiser saber mais sobre a receita tradicional de polpetone é necessário que siga o procedimento de 90 minutos. Após este processo, terá uma receita de 8 porções saborosas.

Leia mais: Sanduiche italiano de carne perfeito para acabar com a fome
Saiba como fazer a receita tradicional de polpetone
Assim, a receita tradicional de polpetone é um prato italiano, saboroso e muito conhecido ao redor do mundo. Desta forma, se estiver procurando uma excelente opção para um prato de final de semana, vale a pena testar este processo.
Ingredientes da receita

½ copo de azeite de oliva extra virgem;
4 a 5 folhas de manjericão fresco;
2 dentes de alho, descascados e amassados;
8 xícaras de tomate esmagado;
2 xícaras de água;
2 colheres de sopa de pasta de tomate;
1 colher de sopa de sal;
1 colher de chá de pimenta do reino moída;
250 gramas de carne de porco moída;
250 gramas de carne de vitela ou de porco moída;
200 gramas de carne moída;
1 colher de sopa de salsinha;
1 colher de sopa de sal;
2 ovos grandes, batidos;
1 copo de queijo Pecorino Romano ralado;
1 xícara de farinha de rosca;
½ xícara de leite.

Passo a passo da receita tradicional de polpetone
Receita tradicional de polpetone, aprenda um clássico italiano em poucos passos (Foto: iStock) Receita tradicional de polpetone, aprenda um clássico italiano em poucos passos (Foto: iStock)

Em primeiro lugar, em uma pequena panela, combine azeite de oliva, folhas de manjericão e alho em fogo muito baixo até que a mistura seja muito perfumada e o alho fique dourado, durante15 minutos. Continue misturando a cepa, descartando manjericão e alho. Reservar o óleo.

Em seguida, em uma panela, combine tomate esmagado, água, pasta de tomate, sal, manjericão picado, pimenta e azeite de oliva reservado. Posteriormente, deixe ferver, retirar o copo ½ e reservar. Logo, reduza o calor e deixe cozinhar em fogo brando, coberto, enquanto prepara a polpa.

Enquanto isso, para fazer polpetone, em uma tigela grande, combine todos os ingredientes da e 1/2 xícara reservada de mistura de tomate. Assim, conseguirá misturar suavemente até combinar. Ao mesmo tempo, com as mãos molhadas, enrole 1/4 de xícara de mistura em bolas.

Por último, coloque em uma assadeira ou prato cada porção. Além disso, adicione cada uma das peças cruas ao molho fervente, agitando suavemente para permitir mais espaço. Finalmente, leve ao fogo brando. Cozinhe coberto por pelo menos 45 minutos ou até 2 horas.
Sugestão de consumo da receita
Nossa sugestão de consumo da receita tradicional de polpetone é uma massa fresca, ou inclusive com um arroz e um molho para combinar com os sabores. Porém, há também quem adore colocar queijo na parte interna que também fica incrível.

Saiba mais: Receita de pizza margherita: prato tradicional para sua noitada italiana

Nascida na Cidade do México, mas há muitos anos no Brasil, desde sempre curiosa pelos processos comunicativos e seu impacto no nosso mundo, principalmente no contexto globalizado, encontrou na redação uma forma de se expressar e de comunicar. Formada em Letras. Aluna do mestrado de linguística adoro culinária e sou redatora da pasta Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Sou felizmente casada e mãe de um menino incrível e de 2 gatos e 1 dog.