Receita de ratatouille, prato francês de sucesso diretamente para a sua cozinha

Receita de ratatouille, prato francês de sucesso diretamente desde sua cozinha (Foto: iStock)
Receita de ratatouille, prato francês de sucesso diretamente desde sua cozinha (Foto: iStock)

Vargem Grande Paulista, 30 de abril de 2022, por Beatriz Ojeda – Quando estiver procurando por um prato fantástico que não demande muito esforço, mas que tenha uma sensação de receita chique, vale a pena testar o ratatouille.

Em apenas 1 hora e meia, você será capaz de reproduzir um ratatouille clássico francês. Assim, siga o Cozinha & Receitas para render 6 porções fantásticas. Então, a partir desse passo a passo você terá um item incrível com certeza entrará no seu cardápio tradicional do dia a dia.

Leia mais: Frango grelhado na frigideira: receita ideal para quem quer um prato prático
Saiba como fazer ratatouille
Segundo Wikipedia, o ratatouille é uma receita clássica francesa da região provençal com base em legumes cozidos. Porém, a sua origem é particularmente do século XVIII, podendo ser servida tanto fria, sozinha ou como acompanhamento. Além disso, é uma receita vegetariana incrível que pode agradar até aqueles que não são fãs de legumes.

Entenda mais: Filé de frango com legumes salteados: conheça uma das melhores receitas fitness para seu almoço
Ingredientes da receite de ratatouille

1 pimentão verde;
5 tomates;
Manjericão;
1 berinjela;
1 alho, picado;
Sal;
2 cebolas e meia;
1 abobrinha;
Azeite;
1 pimentão vermelho;
Meia xícara de chá de água.

Passo a passo da receite de ratatouille
Receita de ratatouille, prato francês de sucesso diretamente desde sua cozinha (Foto: iStock) Receita de ratatouille, prato francês de sucesso diretamente desde sua cozinha (Foto: iStock)

Inicialmente, pegue uma panela e coloque a cebola e o alho picado, mexa bem até dourar. Agora, coloque o tomate cortado em cubos e mexa novamente, logo após, adicione a água e deixe que cozinhe por cerca de 4 minutos. Feito isso, polvilhe o sal e o majericão, mexendo para que não queime, desligue e deixe descansar.

Em seguida, pegue os legumes e corte-os em rodelas. Após cortá-los dessa forma, pegue a berinjela e coloque-o em um pote com água por cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, escorra-o e deixe sair totalmente a água.

Agora, pegue uma forma e coloque o molho feito acima de tomate. Assim que colocar o molho, comece inserindo os legumes em pé, colocando um após o outro colocando-os diferentemente e em sequência, após isso, repita esse processo das rodelas.

Coloque as rodelas até que toda a forma fique cheia, polvilhe o azeite por cima dos legumes. Pegue o papel alumínio e cobra a forma, deixe no forno por 30 minutos a 200°. Passado o tempo, pegue a forma e retire o papel alumínio, coloque no forno por mais 10 minutos. Até que doure levemente os legumes e ao terminar estará completamente pronto.
Sugestão de consumo da receita
Finalmente, se você estiver procurando uma sugestão de consumo da receita de ratatouille, vale a pena arroz, branco, assim como uma bebida gelada. A partir desta combinação, será possível ter um prato fantástico para qualquer momento.

Saiba mais: Lasanha vegetariana de couve-flor, uma receita excelente e uma alternativa para quem não come carne

Nascida na Cidade do México, mas há muitos anos no Brasil, desde sempre curiosa pelos processos comunicativos e seu impacto no nosso mundo, principalmente no contexto globalizado, encontrou na redação uma forma de se expressar e de comunicar. Formada em Letras. Aluna do mestrado de linguística adoro culinária e sou redatora da pasta Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Sou felizmente casada e mãe de um menino incrível e de 2 gatos e 1 dog.