Frango com crosta de parmesão e panzanella de frigideira (salada morna): uma combinação perfeita

Frango com crosta de parmesão e panzanella de frigideira (salada morna) (Foto: Reprodução/iStock)
Frango com crosta de parmesão e panzanella de frigideira (salada morna) (Foto: Reprodução/iStock)

Nesta terça, 26 de outubro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos uma combinação perfeita para o seu prato de frango! A receita de hoje é: frango com crosta de parmesão e panzanella de frigideira (salada morna).

Este delicioso frango com crosta de parmesão e panzanella de frigideira (salada morna), não é muito fácil de preparar, mas com empenho, dedicação e força de vontade você consegue! O tempo de preparo desta receita é de 30 minutos, rende 4 porções e tem o grau de dificuldade moderado.

Assim, leia mais: Canja de Helô Bacellar: uma incrível receita de canja; confira
Saiba como fazer frango com crosta de parmesão e panzanella de frigideira (salada morna)
Como transformar pão amanhecido e quatro bifes de frango em um jantar surpreendente com sotaque italiano? Alerta: esta casquinha crocante de parmesão tem tudo para virar mania por aí.

Portanto, confira também: Espetinho de frango com molho teriyaki: um delicioso e saboroso espetinho do oriental
Ingredientes da receita

1 abobrinha;
150 gramas de vagem holandesa (cerca de 25 unidades);
2 xícaras (chá) de pão ciabatta cortado em cubos (ou outro pão amanhecido);
1 dente de alho pequeno;
1 colher (chá) de vinagre balsâmico;
Azeite a gosto;
10 ramos de salsinha;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
4 bifes de frango (cerca de 70 g cada);
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino (cerca de 40 g);
1 ovo;
½ colher (chá) de páprica doce;
Raspas de 1 limão;
Azeite a gosto;

Passo a passo do frango com crosta de parmesão e panzanella de frigideira (salada morna)
Frango com crosta de parmesão e panzanella de frigideira (salada morna) (Foto: Reprodução/iStock) Frango com crosta de parmesão e panzanella de frigideira (salada morna) (Foto: Reprodução/iStock)

Primeiramente, prepare os ingredientes. Após, corte o pão em cubos de 1 cm. Em seguida, lave e seque a abobrinha e as vagens. Em seguida, corte e descarte as pontinhas das vagens. Depois, fatie, na diagonal, em pedaços de 3 cm. Corte as abobrinhas em cubos. (Descarte as pontas e corte a abobrinha ao meio, no sentido da largura. Corte as metades ao meio novamente, no sentido do comprimento.

Em seguida, fatie a parte mais fina em 2 tiras e a mais grossa em 3 tiras. Então, corte as tiras em pedaços de 1,5 cm). Descasque e pique fino o dente de alho. Após, lave, seque e pique grosseiramente a salsinha. Depois, leve uma frigideira grande antiaderente ao fogo médio. Após, quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite, adicione a abobrinha e tempere com uma pitada de sal.

Em seguida, deixe dourar, mexendo de vez em quando por 2 minutos. Junte os cubos de pão e mexa por mais 2 minutos. Após, mantenha a frigideira em fogo médio e regue com 2 colheres (sopa) de azeite. Depois, acrescente a vagem, tempere com sal e pimenta e refogue por 2 minutos até dourar levemente e começarem a ficar macias – elas ainda devem estar resistentes a mordida.
Passo seguinte
Em seguida, junte o alho e mexa por 1 min para perfumar. Logo, transfira para uma tigela e misture a salsinha picada e o vinagre balsâmico. Assim, regue com mais um fio de azeite. Num prato fundo, quebre o ovo e bata com o garfo apenas para misturar a clara com a gema. Então, tempere com a páprica, as raspas de limão, uma pitada de sal e de pimenta. Em seguida, coloque o queijo ralado num prato raso.

Atenção: como os bifes de frango são fininhos, não é preciso temperar – o salgadinho do parmesão e o tempero do ovo dão conta do recado. No entanto, mergulhe apenas um lado dos bifes no ovo batido e deixe escorrer bem o excesso. Coloque o mesmo lado no queijo ralado e pressione bem com a mão para cobrir toda a superfície. Depois, volte a frigideira ao fogo médio.

Então, quando estiver bem quente, regue com ½ colher (sopa) de azeite e coloque 2 bifes um ao lado do outro, com a parte do queijo para baixo. Em seguida, deixe dourar por cerca de 3 minutos, até formar uma crosta dourada – pressione delicadamente com uma espátula para manter o formato achatado do bife e a crosta de parmesão grudar bem.

Sobretudo, com a espátula, vire cada um de uma só vez para evitar que a crosta de queijo descole. Depois, deixe o outro lado do bife dourar por apenas 1 minuto para não ficar ressecado. Por fim, transfira para um prato e repita com o restante, regando a frigideira com azeite a cada leva.
Sugestão de consumo da receita
O frango com crosta de parmesão e panzellla de frigideira (salada morna), fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um arroz integral, um suco natural de preferência ou até mesmo um refrigerante!

Ademais, leia também: Fricassê de frango: uma ótima receita para preparar na sua noite

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]