Pudim de pão: uma sobremesa saborosa, ideal para toda a família

Pudim de pão: uma sobremesa saborosa, ideal para toda a família
Pudim de pão: uma sobremesa saborosa, ideal para toda a família - Foto: Reprodução Pixabay

O pudim de pão é uma sobremesa para ninguém botar defeito. E hoje, nesta sexta-feira, dia 12 de março, descubra aqui no Cozinha & Receitas, do Tecno Notícias, como preparar a iguaria perfeita para toda a família. O quitute rende até 6 porções, tem como nível de dificuldade médio e leva aproximadamente 2h30 para ficar pronto. Confira!
Saiba como fazer o pudim de pão
Este é um prato indicado para toda a família. O quitute é perfeito para o café da manhã, a sobremesa pós-almoço, assim como, o lanche da tarde. Além disso, o pudim de pão é econômico, pois reutiliza as sobras, cujo resultado será apreciado por todos.

Leia mais: Bolo Tres Leches, uma receita latina maravilhosa; confira
Ingredientes da calda

2 xícaras de chá de açúcar;
1/2 xícara de chá de água.

Ingredientes do pudim

4 pães amanhecidos cortados;
1 caixinha de leite condensado;
600 ml de leite;
3 ovos.

Passo a passo do pudim de pão
O pudim de pão é uma opção maravilhosa de sobremesa para toda a família O pudim de pão é uma opção maravilhosa de sobremesa para toda a família – Foto: Reprodução Pixabay

Primeiramente, faça a calda. É necessária muita atenção para esta etapa. Afinal, se o caramelo passar do ponto, o sabor fica extremamente amargo. Por isso, mantenha o fogo baixo. Pois bem, coloque em uma panela, o açúcar.

Mexa com ajuda de uma colher de pau até adquirir um tom amarronzado e transparente. Com cuidado, adicione a água e continue a mexer até ficar em uma cor marrom-clara. Desligue o fogo e deixe esfriar. Depois, despeje a calda em uma fôrma com furo central. Reserve.

Agora, é hora de preparar a massa. Primeiro, os pães. Se caso estiverem duros, o ideal aqui é amaciá-los com leite quente, em uma tigela separada, por cerca de 15 minutos. Após isso, corte-os em fatias ou cubos. Entretanto, se o pão estiver murcho, basta cortá-los.

Utilizando um liquidificador, ponha os ovos, o leite e o leite condensado. Aos poucos, coloque os pães. Bata em velocidade alta para misturar bem os ingredientes. Despeje a mistura na forma.

Chegou o momento de assar. Primeiro, coloque a fôrma em uma assadeira. Regue com água fervente, pois faremos o banho-maria. Também é importante utilizar papel-alumínio com a parte fosca para cima, assim, ajudando no cozimento.

Com o forno já pré-aquecido a 180º C, leve a sobremesa para cozinhar por cerca de 35 a 50 minutos. Após, retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e coloque em um prato.
Sugestão de Consumo
Esta receita é bastante versátil e permite que a criatividade seja aflorada. Você pode colocar na massa, uvas passas ou coco ralado, por exemplo. Também pode servir a sobremesa com sorvete, principalmente em dias mais acalorados.

Outra alternativa, é fazer o pudim cortando os pães em pedaços, mas sem passa-los pelo liquidificador. A crocância é o ponto alto desta receita, que é ideal para as festas do final de ano.

Por fim, as frutas sempre são bem-vindas: utilizar frutas vermelhas como framboesa ou até mesmo maçã. Elas adicionam um sabor único ao pudim de pão, que faz sucesso com toda a família.

Confira o passo a passo desta receita: Rosca doce trançada; receita especial para um café da manhã delicioso
Bolo de chocolate perfeito e fofinho
Esta receita incrível da confeiteira gourmet Fabíola fica uma delícia.

Olá! Carioca de 28 anos, sou apaixonada por heavy metal, videogame e a cultura nerd no geral. Além disso sou jornalista, designer gráfico, fotógrafa e tenho o artesanato como hobby. Para dúvidas, sugestões e críticas, e-mail para contato é este: [email protected]