Polenta caprese com refogado de legumes: uma receita simples e muito saborosa

Polenta. Foto: Reprodução/iStok
Polenta. Foto: Reprodução/iStok

Neste domingo, 06 de Fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, preparamos um prato que fica excelente para qualquer dia de sua semana. A receita de hoje é polenta caprese com refogado de legumes.

Esta deliciosa polenta pode ser feita sem muita complicação e fica um prato especial para quem você quiser encantar. O tempo de preparo desta receita é de 30 minutos e rende 2 porções.

Assim, leia mais: Quesadilla de frango: uma receita mexicana com um sabor caliente

Saiba como fazer a polenta caprese com refogado de legumes
Além de resolver o jantar para duas pessoas em menos de meia hora, esta receita é do tipo que surpreende. Para o preparo ser expresso, o segredo é a polenta pré-cozida. E o melhor: tudo em uma panela só.

Portanto, confira também: Francesinha: um petisco português para qualquer hora
Ingredientes da receita

1 abobrinha;
1 alho-poró;
2 tomates maduros;
½ xícara (chá) de polenta instantânea;
1 dente de alho picado fino;
2 ½ xícaras (chá) de água fervente;
¼ xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso;
2 colheres (sopa) de manteiga;
1 muçarela de búfala (120 g);
azeite a gosto;
sal e pimenta-do-reino moída na hora;
folhas de manjericão a gosto.

Passo a passo da polenta caprese
Polenta. Foto: Reprodução/iStok2 Polenta. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, lave e seque o alho poró. Corte o talo em rodelas finas e reserve as folhas para outra receita (você pode aromatizar sopas, caldos ou ensopados). Lave, seque e corte a abobrinha ao meio, no sentido do comprimento. Logo após, descarte as pontas, e fatie as metades em meias-luas finas.

Em seguida, descasque o alho, pique fino metade do dente e bata o restante no pilão com uma pitada de sal, até formar uma pastinha. Leve uma chaleira com um pouco mais de 2 ½ xícaras (chá) de água ao fogo médio para ferver. Lave, seque e corte os tomates ao meio, no sentido do comprimento.

Logo após, descarte as sementes e corte as metades em cubos pequenos. Transfira para uma tigela, junte a pastinha de alho, 2 colheres (sopa) de azeite e folhas de manjericão a gosto. Misture delicadamente e reserve – assim os tomates absorvem os sabores do molho.

Em seguida, leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo alto. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e adicione o alho-poró. Diminua o fogo para médio e refogue por 3 minutos, até começar a dourar.
Passo Adiante
Logo após, afaste o alho-poró para o canto da frigideira, adicione a abobrinha e não mexa no primeiro minuto para a abobrinha dar uma tostada. Refogue a abobrinha por 5 minutos, junto com o alho-poró. Abra um espaço no centro da frigideira, regue com 1 colher (chá) de azeite e junte o alho picado.

Em seguida, deixe o alho fritar por 30 segundos, apenas para perfumar, e misture com os legumes. Tempere o refogado com sal e pimenta a gosto e divida em 2 pratos de servir. Passe um papel toalha na frigideira apenas para tirar o excesso de azeite (não precisa lavar). Coloque 2 ½ xícaras (chá) da água fervente na frigideira e volte ao fogo médio.

Logo após, tempere com sal e acrescente a polenta aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar. Mexa por 2 minutos até a polenta ficar cremosa. Atenção: o tempo de cozimento da polenta instantânea pode variar dependendo da marca.

Em seguida, caso seja necessário cozinhar por mais tempo, regue com o restante da água fervente aos poucos para a polenta não grudar no fundo da frigideira. Desligue o fogo e misture a manteiga e o queijo ralado.

Logo após, sirva imediatamente a polenta sobre os legumes refogados. Por fim, com as mãos, rasgue a muçarela de búfala em pedaços e disponha sobre a polenta, cubra com saladinha de tomate e folhas de manjericão. Sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
Para acompanhar seu delicioso prato de polenta caprese faça uma deliciosa carne moída, essa combinação fica irresistível. Certamente vai ficar um arraso! Bom apetite!

Ademais, leia também: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]