Palitos de mandioca assada: uma receita simples e muito saborosa

Palitos de mandioca. Foto: Reprodução/iStok

Neste domingo, 13 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, preparamos para você leitor um irresistível prato, além de muito saboroso. A receita de hoje é: palitos de mandioca assada.

Estes deliciosos palitos de mandioca assada, são fáceis e simples de fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, rende até 4 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Saiba como fazer os palitos de mandioca assada
Por que assar a mandioca, se frita ela é tão saborosa? Assada, fica mais crocante com menos trabalho – e é tão saborosa quanto a frita. Atenção ao tempo de cozimento na pressão: a mandioca precisa estar cozida, mas ainda firme, para ser cortada em palito.

Portanto, confira também: Estrogonofe russo (com creme azedo): o estrogonofe mais saboroso de todos
Ingredientes da receita

1,5 kg de mandioca (cerca de 1,2 kg se comprar já descascada);
3 colheres (sopa) de azeite;
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo dos palitos de mandioca assada
Palitos de mandioca. Foto: Reprodução/iStok2 Palitos de mandioca. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Logo após, corte a mandioca em fatias grandes com cerca 8 cm de comprimento, descasque e lave bem sob água corrente. Em seguida, transfira os pedaços para a panela de pressão e cubra com água, sem ultrapassar o nível máximo de ⅔ da panela. Logo após, tampe e leve a panela ao fogo alto.

Em seguida, quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos – a mandioca deve estar cozida, mas ainda firme para ser cortada em palitos. Logo após, desligue o fogo e, importante, deixe todo o vapor sair antes de abrir a panela.

Transfira a mandioca cozida para um escorredor, deixe escorrer bem a água e amornar o suficiente para você conseguir manusear os pedaços. Em seguida, regue uma assadeira grande com metade do azeite. Logo após, corte cada pedaço de mandioca ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em palitos de cerca de 2 cm de espessura.

Em seguida, disponha os palitos na assadeira, um ao lado do outro, e regue com o azeite restante. Logo após, tempere com sal e pimenta a gosto. Em seguida, leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até os pedaços ficarem dourados – na metade do tempo, vire com uma espátula para assar por igual. Por fim, retire do forno e sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
Os palitos de mandioca assada, ficam uma delícia puro, mas você pode acompanhá-lo com um delicioso molho rosé, juntamente com um suco natural. Essa combinação realmente fica irresistível! Vale apena experimentar.

Ademais, leia também: Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão: uma deliciosa receita que combina frango com ervas

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]