Ovo cozido perfeito: receita de como fazer o preparo para não ter surpresa na hora de ver a gema

ovos cozidos
Ovo cozido perfeito: saiba como fazer o preparo para não ter surpresa na hora de ver a gema. Foto: Canva

Contagem, 28 de maio de 2022, por Estela Marra — Como fazer um ovo cozido perfeito? Aprenda com o Cozinha & Receitas hoje, 5 de janeiro, três passos para saber qual é a diferença do cozimento para quando abrir os ovos e encontrar uma gema do jeito que você gosta. Seja mole, aproximadamente ou dura, vai bastar cronometrar seu tempo do cozimento.

Assim, caso queira armazenar o ovo cozido em geladeira, os que ficaram cozendo pelo período de 12 minutos, estarão com as gemas firmes. Assim, guarde-os com as cascas em potes muito bem fechados pelo período de 2 dias.

Confira mais: Assado de ovo e presunto: combinação irresistível para qualquer momento do dia
Saiba como fazer ovo cozido
Ademais, caso prefira guardar ovos descascados, coloque-os em potes cheios com água filtrada, mas de forma que fiquem imersos, assim como bem vedados. Um grande ponto dos ovos cozidos é que eles pegam muito cheiro, tal como deixam cheiro muito forte também. Portanto, a armazenagem em potes hermeticamente fechados é bastante importante. E algo imprescindível de ser ressaltado é que ovo com gema mole infelizmente não pode ser guardado.

Veja também: Ovos beneditinos simples: café da manhã digno de cinema em sua casa
Ingredientes da receita

1 ovo;
Água o suficiente para cozinhar.

Passo a passo do ovo cozido
ovos cozidos Ovo cozido perfeito: saiba como fazer o preparo para não ter surpresa na hora de ver a gema. Foto: Canva

Comece levando uma panelinha pequena com a quantidade de água suficiente para imergir o ovo no fogo médio. Então, assim que a água ferver, tomando bastante cuidado e com a ajuda de um utensílio, tipo uma colher, mergulhando o ovo (coloque o ovo com bastante cuidado para que a casca não trinque).

Assim, deixe no fogo baixo e, caso prefira, com a ajuda de uma agulha, fure a base do ovo, adicionando caldo do limão na água. Isso faz com que a casca se mantenha sem rachaduras. Contudo, se tiver receio de que algo dê errado, não tem problema. Colocar o ovo com cuidado na panela é suficiente.

Agora é hora de contar os minutos:

Gema cozida, mas que não passe do ponto são 12 minutos;
Para gema cremosa são 7 minutos;
Ovo mollet (com a clara firme cozida e gema líquida) são 6 minutos;
Ovo quente (com clara macia cozida e gema mole) são 4 minutos.

Com a colher, retire o ovo de dentro da panela, mergulhando-o em uma tigela de água fria até ele amornar. Então, para descascar, você pode rolar o ovo delicadamente sobre uma tábua. Assim, vá puxando a casca pelos pedacinhos que forem soltando. Então, passe novamente na tigela da água fria para que todas as casquinhas sejam descartadas.
Sugestão de consumo da receita
O ovo cozido pode ser consumido apenas com um pouco de sal ou em saladas, em molhos e diversas receitas. É uma ótima opção para ser ingerido no café da manhã de forma que complemente os nutrientes necessários para uma dieta saudável e cheia de energia para começar o dia.

Leia mais: Ovos mexidos cremosos: veja como preparar essa receita interessante e diferente

Professora de inglês por vocação, trabalho como redatora freelancer há um ano, escrevendo para jornais locais e sites de nichos variados. Atualmente integro a equipe do Tecnonotícias.