Acompanhamento delicioso: aprenda a fazer a melhor receita de patê de berinjela da Internet

patê de berinjela
Acompanhamento delicioso: aprenda a fazer o melhor patê de berinjela da Internet. Foto: Canva

Contagem, 28 de maio de 2022, por Estela Marra – O patê de berinjela certamente é o acompanhamento coringa, que combina maravilhosamente bem com torradinhas, pães e saladas. O sabor marcante da receita pode incrementar muitos pratos, até mesmo fazer parte dos ingredientes de um sanduíche maravilhoso, uma vez que são infinitas as possibilidades.

Então, aprenda hoje com o Cozinha & Receitas a preparar 10 porções em 60 minutos. Siga a matéria abaixo para aprender com a melhor receita de patê de berinjela de todos os tempos.
Saiba como fazer patê de berinjela
A combinação da berinjela com a azeitona tem como resultado uma intensa explosão de sabores, o que merece sua atenção. Essa mistura também é chamada de antepasto, como diz a matéria publicada no dia 26 de outubro de 2018 no site G1.

Dessa forma, prepare a receita do patê de berinjela na sua casa para ter a opção mais gostosa de acompanhamento das suas refeições! Com poucos ingredientes, você agradará a todos!

Leia mais: Patê de frango: comece o dia adicionando sabor às torradas e pães
Ingredientes da receita

5 berinjelas;
200 gramas das azeitonas pretas picadinhas;
3 pimentões picadinhas, sendo 1 verde, 1 amarelo e 1 vermelho;
3 cebolas raladas;
8 dentes pequenos de alho picados;
100 gramas das uvas passas;
100 gramas das castanhas de caju picadinhas;
1/3 da xícara de chá do vinagre;
Azeite o quanto queira;
Sal o quanto queira;
Salsinha e cebolinha o quanto queira.

Passo a passo do patê de berinjela
patê de berinjela Acompanhamento delicioso: aprenda a fazer o melhor patê de berinjela da Internet. Foto: Canva

Comece descascando e picando as berinjelas em cubos, mas que seja dentro da vasilha com um pouco de vinagre e água. Isso se faz para não escurecer o legume. Em seguida, escorra essa água, misturando os outros ingredientes, de menos a castanha, dentro de um refratário.

Então, regue com azeite, levando ao forno pré-aquecido a 180º C. Vez ou outra, misture com a ajuda da colher de pau até que a água seque toda. Pois, na temperatura alta, isso demora mais ou menos 40 minutos.

Aguarde esfriar, levando para a geladeira antes de consumo. Caso opte pelas castanhas, elas deveriam ser adicionadas no momento de servir, para se manter crocante.
Sugestão de consumo da receita
O patê de berinjela é perfeito para consumir com torradas, pães e biscoitos. Mas, como seu sabor é diferenciado, a receita pode ser agregada também a sopas, cremes e outras receitas.

Assim, veja mais: Patê de sardinha com cenoura: para o seu lanche natural

Professora de inglês por vocação, trabalho como redatora freelancer há um ano, escrevendo para jornais locais e sites de nichos variados. Atualmente integro a equipe do Tecnonotícias.