Mousse de chocolate com café: faça esta deliciosa receita para uma ocasião especial

Musse de chocolate com café. Foto: Reprodução/iStok
Musse de chocolate com café. Foto: Reprodução/iStok

Nesta segunda-feira, 24 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonoticias, iremos apresentar uma receita deliciosa e muito saborosa receita de mousse! O prato de hoje é: mousse de chocolate com café

Esta deliciosa receita de mousse, é muito fácil, simples e divertida de fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 130 minutos e rende até 4 porções. Prepare-se então, e vamos juntos a cozinha!

Assim, leia mais: Cookie americano: aquele biscoito de filme que é fácil, simples e delicioso
Saiba como fazer a mousse de chocolate com café

Um truque de montagem e a mousse fica com essa cara de suflê! Um toque de café ressalta o sabor da sobremesa!

Portanto, confira também: Bolo mousse de chocolate: a combinação perfeita do quitute com a sobremesa

Ingredientes da receita

300 g de chocolate amargo (55% a 60% de cacau);
4 ovos;
3 colheres (sopa) de café forte (em temperatura ambiente);
açúcar de confeiteiro a gosto para servir;
figos a gosto para servir;
creme batido a gosto para servir.

Passo a passo para fazer o mousse
Musse de chocolate com café. Foto: Reprodução/iStok2 Musse de chocolate com café. Foto: Reprodução/iStok

Primeiramente, separe 4 ramequins individuais de 7 cm de diâmetro e 5 cm de altura. Após, corte 4 tiras de papel manteiga de 30 cm de comprimento e 8 cm de altura. Logo após, envolva a parte de fora dos ramequins com as fitas de papel manteiga e prenda com um elástico.

A ideia é montar uma paredinha acima da borda do ramequin para sustentar o suflê enquanto firma na geladeira. Leve uma panela média com água ao fogo médio – ela vai ser usada para o banho-maria.

Em seguida, pique o chocolate em pedaços pequenos e transfira para uma tigela grande de vidro (ou inox). Depois, encaixe a tigela na panela e mexa com uma espátula até o chocolate derreter completamente.

Se preferir, leve o chocolate para derreter no micro-ondas, em potência média, de 30 em 30 segundos. Após, mexa a cada etapa para não queimar e derreter de maneira uniforme. Reserve para amornar.
Passo adiante
Enquanto isso, numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez, separando as claras das gemas. Transfira as claras para a tigela da batedeira e reserve as gemas. Comece batendo as claras em velocidade baixa e vá aumentando assim que começarem a espumar.

Atenção para o ponto: assim que as bolhas de ar próximas da parede da tigela sumirem e as claras ficarem marcadas pelo batedor, está pronto. Se as claras estiverem muito firmes fica difícil incorporar ao chocolate.

Logo após, junte as gemas e o café ao chocolate derretido e mexa vigorosamente com um batedor de arame – nesse momento o chocolate endurece um pouco, é assim mesmo, basta continuar mexendo até formar um creme liso.

Adicione ⅓ das claras em neve ao creme de chocolate e mexa bem com o batedor para incorporar. Acrescente o restante das claras, misturando delicadamente com uma espátula de silicone, com movimentos de baixo para cima.

Com uma concha, distribua a base da mousse de chocolate nos ramequins, deixando cerca de 1,5 cm de creme acima da borda. Por fim , leve à geladeira para firmar por, no mínimo, 4 horas (se preferir, prepare no dia anterior).

Na hora de servir retire delicadamente o papel manteiga, com cuidado para a sobremesa não rachar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro a gosto e sirva com creme batido e figos frescos (ou a fruta de sua preferência).

Sugestão de consumo da receita
Sobretudo, para acompanhar sua deliciosa receita de mousse de chocolate com café, você pode fazer um delicioso creme batido, essa combinação de mousse com creme batido fica irresistível!

Ademais, leia também: Pretzel de chocolate: um biscoito alemão com gostinho todo brasileiro

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]