Carne de panela com milho e abóbora: uma deliciosa receita para você fazer em seu almoço

Carne de panela com milho e abóbora. Foto: Reprodução/iStok
Carne de panela com milho e abóbora. Foto: Reprodução/iStok

Nesta terça, 25 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar um prato muito delicioso e saboroso! A receita de hoje é: carne de panela com milho e abóbora.

Esta saborosa carne de panela, é fácil e simples de preparar! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, e rende até 6 porções, grau de dificuldade: fácil.

Assim, leia mais: Pot-au-feu: receita da quintessência da cozinha caseira francesa
Saiba como fazer a carne de panela com milho e abóbora
Clássico da comida caseira em versão bem brasileira. A carne, em cubos, é temperada com cominho e semente de coentro. Para deglaçar, cachaça. Legumes? Milho e abóbora. E para finalizar, folhas de coentro.

Portanto, confira também: Sardinhas fritas com fubá: aposto que você vai se surpreender com esta receita
Ingredientes da receita

1 kg de miolo de acém;
3 espigas de milho-verde;
300 g de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos de 3 cm;
1 cebola;
2 dentes de alho;
1 pimenta dedo-de-moça;
2 colheres (sopa) de cachaça;
2 xícara (chá) de água quente;
azeite a gosto;
2 folhas de louro;
2 colheres (chá) de coentro em pó;
1 colher (chá) de cominho em pó;
1 colher (chá) de colorau;
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
folhas de coentro para servir.

Passo a passo para preparar a carne de panela com milho e abóbora
Carne de panela com milho e abóbora. Foto: Reprodução/Stok2 Carne de panela com milho e abóbora. Foto: Reprodução/iStok

Primeiramente, corte o miolo de acém em cubos de cerca de 4 cm. Em seguida, transfira os pedaços para uma tigela, tempere com o coentro em pó, o cominho, o colorau, 1 colher (chá) de sal e pimenta-do-reino a gosto.

Logo após, misture bem com as mãos, envolvendo todos os pedaços da carne e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara o restante dos ingredientes – a carne não pode estar gelada na hora de ir para a panela. Em seguida, descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho.

Logo após, descarte a palha, o cabelo e lave bem as espigas de milho sob água corrente. Com uma faca de pão, corte cada espiga em fatias de cerca de 3 cm – vá serrando e girando a espiga para cortar. Em seguida, lave, seque e corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca, raspe e descarte as sementes, e pique fino as metades.

Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo. Leve uma panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio.

Espalhe um pouco de azeite nos cubos de carne – assim elas douram melhor. Quando a panela aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure a carne em etapas – se colocar tudo de uma só vez, a carne vai cozinhar no vapor em vez de dourar. Doure bem os cubos por cerca de 4 minutos, mexendo de vez em quando.
Passo Adiante
Transfira os cubos dourados para uma travessa e repita com o restante, regando a panela com azeite a cada leva. Mantenha a panela em fogo médio, regue com mais 1 colher (sopa) de azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos até murchar. Junte o alho, os louros, a pimenta e mexa por um minuto para perfumar.

Regue a panela com a cachaça e raspe bem o fundo com uma espátula para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao preparo. Acrescente a água quente, volte a carne para a panela, junte as fatias de milho e tempere com 1 colher (chá) de sal. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e conte 25 minutos.

Após os 25 minutos, desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa. Abra a panela, adicione os pedaços de abóbora e misture delicadamente.

Tampe novamente e volte ao fogo alto. Assim que a panela pegar pressão novamente, abaixe o fogo e conte 1 minuto. Por fim, desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente antes de abrir a tampa. Sirva a seguir com folhas de coentro a gosto.

Sugestão de consumo da receita
A carne de panela com milho e abóbora, fica uma delícia pura, mas você pode acompanhar com um arroz feito na hora, um feijão e um delicioso suco natural (de preferência).

Ademais, leia também: Filé de frango grelhado com páprica e erva-doce: receita de uma das melhores combinações com frango

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]