Macarrão de forno com abóbora: uma receita para surpreender qualquer pessoa

Macarrão de Forno. Foto: Reprodução/ iStok
Macarrão de Forno. Foto: Reprodução/ iStok

Nesta segunda, 31 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma dica super especial para o seu jantar especial! A receita de hoje é macarrão de forno com abóbora.

Este delicioso macarrão de forno com abóbora, é fácil e simples de fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 120 minutos, rende até 4 porções e grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao preparo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Saiba como fazer este delicioso macarrão de forno

Um clássico da culinária americana, o macarrão de forno com abóbora é prático e delicioso. E, nessa preparação, ainda inclui cubos de abóbora assados.

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola

Ingredientes da receita

500 g de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos;
3 dentes de alho;
3 ramos de alecrim;
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
3 colheres (sopa) de azeite;
4 xícaras (chá) de macarrão do tipo caracol;
1 ovo;
3 xícaras (chá) de leite;
¾ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado;
1 colher (sopa) de licor de amêndoas (opcional);
noz-moscada ralada na hora;
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo do macarrão de forno com abóbora
Macarrão de Forno. Foto: Reprodução/Stok2 Macarrão de Forno. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média-alta). Numa assadeira retangular antiaderente de cerca de 30 x 40 cm, coloque os cubos de abóbora, deixando espaço entre eles. Logo após, descasque e amasse os dentes de alho e junte na assadeira. Debulhe e polvilhe as folhas dos ramos de alecrim.

Em seguida, regue com o azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Leve ao forno para assar por 30 minutos. Na metade do tempo, vire os cubos de abóbora com a ajuda de uma pinça. Retire do forno com cuidado, mas não desligue: mantenha em temperatura média a 180 °C.

Após 10 minutos que a abóbora estiver no forno, leve ao fogo alto uma panela grande com 3 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Quando ferver (leva cerva de 15 minutos), coloque o macarrão e deixe cozinhar a metade do tempo sugerido na embalagem. Na receita, ele ficou na panela por 4,5 minutos.

Logo após, desligue o fogo, escorra a água e volte com o macarrão à panela. Enquanto o macarrão cozinha, numa tigela faça o molho: misture o ovo com o leite e ½ xícara (chá) do parmesão. Junte o licor de amêndoas. Mexa bem e tempere com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Em seguida, misture o molho ao macarrão escorrido e coloque os pedaços de abóbora assados. Se quiser, reserve alguns para decoração. Transfira o macarrão para um refratário grande ou 6 individuais e decore com os cubos de abóbora.

Logo após, polvilhe o restante do queijo parmesão, disponha os potinhos na assadeira (caso esteja usando recipientes individuais) e leve ao forno preaquecido a 180 ºC (temperatura média) para terminar de cozinhar e gratinar. Por fim, retire do forno e sirva imediatamente.
Sugestão de consumo da receita
O macarrão de forno com abóbora, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um delicioso vinho de sua preferência, essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]