Filé mignon suíno com molho de geleia e cuscuz marroquino: uma receita saborosa e muito especial

Filé mignon. Foto: Reprodução/iStok
Filé mignon. Foto: Reprodução/iStok

Nesta segunda, 31 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos uma receita deliciosa e muito saborosa para suas noites especiais. Vem conosco e aprenda como fazer o filé mignon suíno com molho de geleia e cuscuz marroquino.

Este inusitado filé mignon é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, rende cerca de 2 porções e grau de dificuldade é fácil.

Assim, leia mais: Macarrão roxo de beterraba assada: uma cor viva para a sua receita de Natal

Saiba como fazer o filé mignon suíno
Prato feito pode ir muito além do arroz e feijão. Nesta receita o filé mignon suino é acompanhado de uma geleia adocicada e um cuscuz marroquino levinho, levinho.

Portanto, confira também: Mac and cheese: uma receita que é de derreter qualquer paladar
Ingredientes da receita

1 peça de filé mignon suíno (cerca de 650 g);
¼ de xícara (chá) de geleia de manga e maracujá caseira;
½ cebola;
⅓ de xícara (chá) de água;
azeite a gosto;
1 pitada de açúcar;
½ colher (chá) de gengibre em pó;
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
1 xícara (chá) de cuscuz marroquino;
½ xícara (chá) de ervilha congelada;
⅓ de xícara (chá) de amendoim torrado sem casca e sem sal;
1 xícara (chá) de água fervente;
azeite a gosto;
1 maço de coentro lavado para servir;
1 maço de salsinha lavado para servir.

Passo a passo do filé mignon suíno com molho de geleia
Filé mignon. Foto: Reprodução/ iStok2 Filé mignon. Foto: Reprodução/ iStok2

Primeiramente, pré-aqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Com a faca, retire e descarte a fáscia e qualquer excesso de gordura da peça de filé mignon suíno. Na tábua, tempere o filé mignon com o gengibre em pó, sal e pimenta-do-reino.

Logo após, regue com 1 colher (sopa) de azeite e esfregue com as mãos para temperar toda a superfície da carne. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e acrescente o filé mignon. Deixe dourar, sem mexer, por cerca de 4 minutos e vire a carne com uma pinça para dourar toda a superfície por igual.

Em seguida, desligue o fogo e transfira o filé mignon para uma assadeira untada com azeite. Regue a peça com mais um fio de azeite e leve ao forno para terminar de assar por cerca de 40 minutos.

O filé mignon suíno deve ser servido ao ponto, espete com uma faquinha e verifique: se o líquido ainda sair com sangue deixe assar por mais alguns minutos. Enquanto isso, descasque e pique bem fino a cebola.
Passo Adiante
Logo após, volte a frigideira ao fogo médio (não precisa lavar, o queimadinho da carne dará sabor à receita), regue com mais um fio de azeite e acrescente a cebola. Tempere com uma pitada de sal e de açúcar e refogue por cerca de 10 minutos até ficar bem dourada.

Em seguida, regue com ⅓ de xícara (chá) de água e raspe bem o fundo da frigideira com a espátula para dissolver todo o queimadinho. Misture bem a geleia e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto – se quiser um molho mais fluido acrescente água aos poucos.

Logo após, transfira para uma molheira e reserve. Enquanto o filé mignon termina de assar, prepare o cuscuz marroquino. Numa tigela média, coloque o cuscuz marroquino, as ervilhas e tempere com 1 colher (chá) de sal e 1 colher (sopa) de azeite. Regue com a água fervente e misture bem.

Em seguida, tampe e deixe abafado por 5 minutos para hidratar. Solte o cuscuz com um garfo, junte o amendoim e misture bem. Numa tigela destaque as folhas de salsinha e coentro, tempere com azeite, sal, pimenta-do-reino e misture bem.

Logo após, retire o filé mignon do forno e corte em fatias. Por fim, sirva a seguir com o molho de geleia, acompanhado do cuscuz marroquino e saladinha de ervas.
Sugestão de consumo da receita
O filé mignon suíno com molho de geleia, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um delicioso arroz branco feito na hora. Certamente ficará perfeito!

Ademais, leia também: Salada de macarrão com abobrinha grelhada e molho de hortelã: a melhor salada para o verão

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]