Macarrão com molho de estrogonofe: uma receita simples e muito saborosa

Macarrão com molho de estrogonofe. Foto: Reprodução iStok2
Macarrão com molho de estrogonofe. Foto: Reprodução iStok2

Nesta segunda, 14 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma dica super especial para o seu jantar especial! A receita de hoje é macarrão com molho de estrogonofe.
Este delicioso macarrão com molho de estrogonofe, é simples de fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 40 minutos, rende até 2 porções e grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao preparo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Saiba como fazer o macarrão com molho de estrogonofe

Sobrou estrogonofe? Sério? Ah! Você preparou a mais de propósito, né? Então você já sabia que ele vira esse molho de macarrão incrível. E essa apresentação? Muito linda.

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola

Ingredientes da receita

120 g de macarrão fettuccine (ou outra massa longa de grano duro);
1 abobrinha italiana pequena;
1 xícara (chá) de estrogonofe de carne frio;
½ xícara (chá) de folhas de salsinha;
2 colheres (chá) de azeite;
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo do macarrão com molho de estrogonofe
Macarrão com molho de estrogonofe. Foto: Reprodução/iStok Macarrão com molho de estrogonofe. Foto: Reprodução/iStock

Primeiramente, leve ao fogo alto uma panela média com cerca de 1,5 litro de água para ferver. Enquanto isso, lave e seque a abobrinha e as folhas de salsinha. Logo após, descarte as pontas e corte a abobrinha ao meio, no sentido do comprimento. Pique fino a salsinha e reserve. Em seguida, transfira o estrogonofe frio para uma tábua e corte as tiras de carne em cubinhos, grosseiramente.

Assim que a água ferver, adicione ½ colher (sopa) de sal. Junte o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, até ficar al dente. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho. Logo após, leve ao fogo médio uma frigideira grande, de preferência antiaderente. Em seguida, quando aquecer, regue com o azeite e coloque às duas metades de abobrinha – com a parte plana para baixo.

Então, deixe por cerca de 3 minutos, até dourar. Com uma espátula, vire as abobrinhas e deixe dourar o outro lado por mais 2 minutos. Em seguida, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Transfira as abobrinhas para um prato. Logo após, mantenha a frigideira em fogo médio e adicione o estrogonofe – raspe bem a tábua com uma espátula para aproveitar todo o molho.
Passo Adiante
Em seguida, mexa apenas até aquecer. Posteriormente, junte 1 concha da água do cozimento e misture bem. Em seguida, desligue o fogo e misture a salsinha picada – reserve um pouco da salsinha para decorar. Assim que o macarrão estiver cozido, desligue o fogo da panela. Ademais, com uma pinça, transfira o macarrão para a frigideira. Misture bem para envolver todos os fios com o molho.

Se desejar um molho mais fluido, acrescente um pouco mais da água do cozimento e misture novamente. Então, com um garfo de trinchar – quanto mais longos os dentes melhor –, enrole uma porção de macarrão e transfira para o prato. Posteriormente, regue com um pouco do molho e acomode uma das metades da abobrinha grelhada sobre o macarrão. Por fim, salpique com salsinha. Monte o outro prato e sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
O macarrão com molho de estrogonofe, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com uma deliciosa salada de beterraba, cebola roxa e balsâmico, essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]