Arroz parbolizado com beterraba: uma receita simples e muito nutritiva

Confira agora o passo a passo deste maravilhoso prato

Foto do revisor (Andréia Eliza)
Revisado por: (Andréia Eliza)
Anúncio


Nesta segunda, 14 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma dica super especial para o seu almoço ou jantar especial! A receita de hoje é arroz parbolizado com beterraba.

Continua depois da publicidade

Este delicioso arroz parbolizado com beterraba, é simples de fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 40 minutos, rende até 4 porções e grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao preparo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer este delicioso arroz parbolizado com beterraba

Continua depois da publicidade

Cozido com cubinhos de beterraba, o arroz fica com uma cor linda (além de ganhar um sabor diferente). Para o roxo ficar assim bem vivo, tem truque culinário: vai um pouquinho de vinagre.

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola

Ingredientes da receita

1 xícara (chá) de arroz parbolizado;
1 beterraba;
2 ½ xícaras (chá) de água;
½ cebola roxa;
1 colher (sopa) de azeite;
1 colher (chá) de sal;
½ colher (chá) de vinagre de vinho tinto;
1 folha de louro.

Passo a passo do arroz parbolizado com beterraba
Arroz parbolizado com beterraba. Foto: Reprodução/iStok2 Arroz parbolizado com beterraba. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, descasque e pique fino a cebola. Logo após, descasque e corte a beterraba em cubos pequenos de 1 cm. Em seguida, numa chaleira, leve um pouco mais de 2 ½ xícaras (chá) de água ao fogo baixo, até ferver. Posteriormente, leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente a cebola.

Em seguida, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Logo após, junte o louro, a beterraba, o arroz e misture bem. Ademais, meça 2 ½ xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Posteriormente, adicione o vinagre, tempere com o sal, misture e aumente o fogo para médio, não mexa mais.

Assim que a água atingir o mesmo nível do arroz, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Em seguida, deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.

Logo após, desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Então, solte os grãos com um garfo, por fim, transfira para uma tigela e sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
O arroz parbolizado com beterraba, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com uma deliciosa salada de tomate com cebola roxa, juntamente com um suco natural de preferência, essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Carregando comentários aguarde...
...