Inhame ao murro: uma receita muito nutritiva e saborosa

Inhame ao murro. Foto: Reprodução/iStok
Inhame ao murro. Foto: Reprodução/iStok

Nesta segunda, 28 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, preparamos para você um irresistível prato, além de muito saboroso. A receita de hoje é: inhame ao murro.

Este delicioso inhame ao murro é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, rende até 4 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Saiba como fazer o inhame ao murro
Para preparar esta versão brasileira das batatas ao murro, tem um passo a mais: lavar e esfregar bem com uma escovinha os inhames sob água corrente, para tirar os pelinhos da casca. Depois de cozidos, murro neles!

Portanto, confira também: Estrogonofe russo (com creme azedo): o estrogonofe mais saboroso de todos
Ingredientes da receita

4 inhames (cerca de 500 gramas);
2 colheres (sopa) de azeite;
Tomilho a gosto;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo do inhame ao murro
Inhame ao murro. Foto: Reprodução/iStok Inhame ao murro. Foto: Reprodução/iStok

Primeiramente, pré-aqueça o forno a 200º C (temperatura média). Logo após, regue uma assadeira pequena com 1 colher (sopa) de azeite. Em seguida, com uma escovinha para legumes, lave bem os inhames sob água corrente, esfregando bem para tirar os pelinhos da casca.

Logo após, transfira para uma panela média. Então, cubra com água e leve para cozinhar em fogo alto. Quando começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos até ficarem macios. Assim que estiverem cozidos, escorra a água.

Depois, sobre a tábua, abra um pano de prato limpo e coloque um inhame, ainda quente, no centro – cuidado para não se queimar. Em seguida, dobre o pano sobre o inhame e dê um murro certeiro para achatar levemente o legume, sem rachar completamente.

Logo após, transfira para a assadeira e repita com os demais. Depois, debulhe as folhas de tomilho sobre os inhames, regue com o azeite restante e tempere com sal a gosto – o sal moído na hora, além de temperar, dá uma textura crocante.

Em seguida, leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até ficarem dourados. Por fim, retire do forno e sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
O inhame ao murro fica uma delícia puro, mas acompanhá-lo com um saboroso lombo de porco, juntamente com uma bebida de sua preferência, fica espetacular. Essa combinação realmente é irresistível!

Ademais, leia também: Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão: uma deliciosa receita que combina frango com ervas

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]