Gelatina de vinho branco com especiarias: uma das receitas de geletina mais saborosa de todas

Gelatina de vinho branco. Foto: Reprodução/iStok
Gelatina de vinho branco. Foto: Reprodução/iStok

Nesta terça, 08 de março, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, preparamos para você um irresistível prato, além de muito saboroso. A receita de hoje é: gelatina de vinho branco com especiarias.

Esta deliciosa gelatina de vinho branco com especiarias é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo é de aproximadamente 120 minutos, rende até 10 porções com grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Saiba como fazer a gelatina de vinho branco com especiarias
Vintage e surpreendente, essa gelatina tem aquele sabor misterioso de especiarias combinadas que vira brincadeira à mesa: quem acerta o que vai na receita? Com creme inglês e compota de kinkan, é um jeito chique de encerrar a refeição.

Portanto, confira também: Estrogonofe russo (com creme azedo): o estrogonofe mais saboroso de todos
Ingredientes da receita

3 xícaras (chá) de vinho branco (750 ml);
3 colheres (sopa) de sementes de erva-doce (ou 8 saquinhos de chá de erva-doce);
¾ de xícara (chá) de açúcar;
3 colheres (sopa) de gelatina em pó incolor e sem sabor (36 gramas);
6 cravos-da-índia;
4 ramas de canela;
5 anis-estrelados;
Creme inglês para servir;
Compota de laranja kinkan a gosto para servir.

Passo a passo da gelatina de vinho branco
Gelatina de vinho branco. Foto; Reprodução/iStok2 Gelatina de vinho branco. Foto; Reprodução/iStok2

Primeiramente, para fazer o chá de erva-doce: coloque um pouco mais de 3 xícaras (chá) de água numa chaleira e leve ao fogo alto. Logo após, quando ferver, mergulhe 8 saquinhos de chá de erva-doce (ou 3 colheres (sopa) das sementes). Em seguida, tampe e deixe em infusão por pelo menos 5 minutos.

Logo após, retire os saquinhos (ou coe o chá), meça 3 xícaras (chá) do chá e transfira para uma tigela grande. Reserve. Então, numa panela, junte o vinho, o açúcar e as especiarias. Leve ao fogo alto, quando ferver abaixe o fogo.

Depois, tampe e deixe cozinhar por mais 2 minutos para o açúcar dissolver e extrair os sabores das especiarias. Logo após, sobre a tigela com o chá passe o vinho por uma peneira e reserve. Então, prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem.

Em seguida, em uma tigela média, coloque a gelatina em pó e regue com ¾ de xícara (chá) de água filtrada, aos poucos, misturando bem com uma colher para dissolver – a gelatina vai hidratar e endurecer.
Passo adiante
Logo após, adicione 2 conchas da mistura de chá e vinho ainda quente, sobre a gelatina para dissolver – vá colocando aos poucos e mexendo com uma colher até que toda a gelatina dissolva. Em seguida, volte a mistura de gelatina dissolvida para a tigela com vinho e chá e misture bem.

Depois, com uma concha, transfira o líquido para uma forma com furo no meio de 24 cm de diâmetro (se preferir, utilize qualquer forma com 2 litros de capacidade para dar formatos diferentes à gelatina). Então, leve à geladeira para firmar por pelo menos 4 horas antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior).

Para desenformar a gelatina: passe a base da forma rapidamente sobre a chama do fogão – é jogo rápido mesmo, se aquecer demais toda a gelatina pode derreter. Se preferir, mergulhe a base da forma em uma tigela com água morna.

Logo após, passe a ponta de uma faquinha para soltar a borda da gelatina. Cubra com um prato e vire de uma só vez. Em seguida, espere alguns segundos até a gelatina soltar sozinha e desenformar – evite chacoalhar a forma, pois a gelatina pode rachar. Por fim, sirva a seguir com creme inglês e compota de laranja kinkan.
Sugestão de consumo da receita
A gelatina de vinho branco com especiarias fica uma delícia pura, mas também é uma ótima sobremesa para um robalo com crosta de castanha-de-caju. Fica perfeito. Essa combinação realmente é irresistível!

Ademais, leia também: Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão: uma deliciosa receita que combina frango com ervas

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]