Galinhada: descubra os segredos e macetes desta tradicional receita

Galinhada: descobra os segredos e macetes desta tradicional receita (Foto: iStock)
Galinhada: descobra os segredos e macetes desta tradicional receita (Foto: iStock)

Vargem Grande Paulista, 13 de abril de 2022, por Beatriz Ojeda – Há pratos tradicionais que demandam um certo conhecimento para acertar, mas vale a pena testar ao ter o passo a passo. Por esse motivo, acompanhe por completo, já que irá descobrir como fazer uma galinhada.

Em apenas 30 minutos, você verá que sua galinhada fica completamente pronta para servir aproximadamente 5 porções. Logo, verá que com ajuda do Cozinha & Receitas, conseguirá ter tudo o que precisa para um prato completamente tradicional.

Leia mais: Risoto de fígado de galinha com ervilha: uma receita simples e muito saborosa
Saiba como fazer galinhada
Segundo o Wikipedia, a galinhada é um prato tipicamente brasileiro especificamente da região de São Paulo e Minas Gerais. Consiste em um delicioso arroz cozido acompanhado de frango em pedaços cozido. Assim, mesmo sendo um prato extremamente tradicional, é possível ser realizado em apenas alguns minutos.

Saiba mais: Aprenda a fazer bolinho de arroz e frango: perfeito petisco para seu happy hour
Ingredientes da galinhada

1 pimentão verde, picado;
Azeite;
2 xícaras de arroz;
2 quilos de frango, em diversos pedaços;
1 limão;
2 colheres de sopa de molho de tomate;
Salsa;
Tempero de frango;
Uma cebola, picada.

Passo a passo da galinhada
Galinhada: descobra os segredos e macetes desta tradicional receita (Foto: iStock) Galinhada: descobra os segredos e macetes desta tradicional receita (Foto: iStock)

Em primeiro lugar, lave o frango e o tempere com o tempero de frango, suco de meio limão e o deixe descansar por 20 minutos, cobrindo-o totalmente com o tempero. Posteriormente, em uma grande panela, insira os frangos e coloque o azeite, frite os pedaços, deixando bem dourados.

Logo depois, coloque a cebola e frite-a. Depois disso, coloque o molho de tomate, arroz, quatro xícaras e meia de água e os pimentões cortados. Após, mexa todos os ingredientes até que fique uniformes. Por último, feche a panela, e em fogo médio, cozinhe por 17 minutos.

Finalmente, para que o arroz esteja no ponto exato, se por ventura, verificar que o arroz continua duro, acrescente água e deixe cozinhar por mais tempo. Por fim, sirva-se dessa prática e rápida galinhada.
Sugestão de consumo da receita
Por último, se você estiver procurando uma sugestão de consumo da receita da galinhada, vale a pena acompanhar com os temperos do seu agrado. Além disso, complemente com um suco natural, uma cerveja ou até um refrigerante. Portanto, aproveite ao máximo está receita fantástica e muito tradicional.

Saiba mais: Faça um salpicão tradicional para encantar a todos em casa; receita rápida e prática para o almoço

Nascida na Cidade do México, mas há muitos anos no Brasil, desde sempre curiosa pelos processos comunicativos e seu impacto no nosso mundo, principalmente no contexto globalizado, encontrou na redação uma forma de se expressar e de comunicar. Formada em Letras. Aluna do mestrado de linguística adoro culinária e sou redatora da pasta Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Sou felizmente casada e mãe de um menino incrível e de 2 gatos e 1 dog.