Macarrão com sardinha e limão: uma receita simples e muito saborosa

Macarrão com sardinha. Foto: Reprodução/iStok
Macarrão com sardinha. Foto: Reprodução/iStok

Nesta segunda, 07 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma dica super especial para o seu jantar especial! A receita de hoje é macarrão com sardinha e limão.

Este delicioso macarrão com sardinha, é fácil e simples de fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 40 minutos, rende até 2 porções e grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao preparo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Saiba como fazer este delicioso macarrão com sardinha

Serve para improvisar na correria do dia a dia, serve para impressionar um convidado num jantar charmoso e despretensioso. Esta receita é sucesso garantido (e queridinha por aqui).

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola

Ingredientes da receita

2 xícaras (chá) de macarrão do tipo casareccia (ou outra massa curta de grano duro);
1 ½ xícara (chá) de tomate sweet grape (200 g);
1 lata de sardinha em óleo (125 g);
2 colheres (sopa) de vinho branco;
¼ de xícara (chá) de azeite;
raspas de 1 limão siciliano;
1 folha de louro seco;
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
2 ovos cozidos para servir;
salsinha picada a gosto para servir.

Passo a passo do macarrão com sardinha e limão
Macarrão com sardinha. Foto: Reprodução/iStok2 Macarrão com sardinha. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, leve uma panela média com água ao fogo alto para ferver. Lave, seque e corte os tomates ao meio, no sentido da largura. Logo após, abra as latas de sardinha, transfira os filés para um prato e, com um garfo, descarte a espinha central. Em seguida, passe os ovos cozidos pelo espremedor de batatas para formar uma farofinha, reserve.

Assim que a água ferver, acrescente 1 colher (sopa) de sal e junte o macarrão. Misture e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, ou até ficar al dente. Enquanto o macarrão cozinha, aproveite para preparar o molho. Logo após, leve uma frigideira grande com ¼ de xícara (chá) de azeite ao fogo médio.

Quando aquecer, junte a folha de louro, os tomates e refogue por 2 minutos até começarem a murchar. Em seguida, regue com o vinho branco, junte as sardinhas e misture bem. Logo após, acrescente as raspas de limão, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo por vezes para formar um molho rústico.

Os tomates e as sardinhas vão desmanchar parcialmente. Em seguida, desligue o fogo e reserve. Assim que o macarrão estiver cozido, reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento. Escorra e transfira o macarrão ainda quente para a frigideira.

Logo após, misture com o molho delicadamente e junte gradualmente a água do cozimento para deixar o molho mais fluído. Por fim, sirva a seguir, polvilhado com a farofinha de ovos e salsinha.
Sugestão de consumo da receita
O macarrão com sardinha e limão, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um delicioso suco de sua preferência e com uma farofinha, essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]