Croissant: receita diretamente dos seriados da TV para sua casa; aprenda agora mesmo

Conheça a receita do delicioso pãozinho de massa folhada e formato meia-lua

Foto do revisor (Andréia Eliza)
Revisado por: (Andréia Eliza)
Anúncio


Pirassununga, 22 de março – Nesta terça-feira, o Cozinha & Receitas, traz uma receita deliciosa para você preparar na sua casa: o croissant. O quitute que faz sucesso nas telinhas pode ser servido diretamente na mesa do seu café da manhã.

Continua depois da publicidade

O preparo do croissant leva cerca de 1 hora e 30 minutos e rende até 10 porções. Embora tenha um preparo detalhado, basta seguir o passo a passo, uma vez que é muito fácil de fazer e muito saboroso.

Leia também: Pão integral com batata: aprenda essa receita simples e saudável agora mesmo
Saiba como fazer o croissant
É certo que o croissant é um dos pães mais amados e mais falados do mundo. Quem nunca teve vontade de experimentar um quitute e se sentir na França, não é mesmo? Mas, ao contrário do que muitos pensam, o croissant não é originário da França.

Continua depois da publicidade

Embora esse alimento tenha se popularizado na França, a origem é austríaca . Variadas fontes, entre elas, a Wikipédia, remonta que o croissant é atribuído aos padeiros de Viena, e foi criado por volta de 1683.

Continua depois da publicidade

Para além, demais receitas de diferentes tipos de croissant, você pode conferir no site CLAUDIA. Nele, existem outros tipos de receita, como, por exemplo, o croissant de banana e o minicroissant. Neste caso, hoje falaremos do croissant tradicional.

Confira: Aprenda a receita de massa podre agora mesmo para preparar delícias durante a semana
Ingredientes da receita

500 gramas de farinha de trigo;
30 gramas de fermento biológico fresco;
½ xícara de chá de água morna;
2 ovos;
4 colheres de sopa de margarina;
1 pitada de sal ou quantidade de sal a gosto;
200 gramas de margarina para folhar/folhados (dividida em 2 partes);
1 ovo batido com 2 colheres de chá de água e ½ colher de chá de açúcar (para pincelar).

Passo a passo do croissant
croissant Croissant: receita diretamente dos seriados da TV para sua casa; aprenda agora mesmo – Fonte: Reprodução/Pixabay

Em primeiro lugar, junte a ½ xícara de chá de farinha com fermento e água morna. Com essa junção, misture e faça uma espécie de esponja com a massa, cubra-a e deixe-a fermentar (levedar) por cerca de 15 minutos. Em seguida, acrescente a margarina, o sal e os ovos, adicionando farinha aos poucos para a massa.

Sove até que fique macia e homogênea e, novamente, cubra-a e reserve-a para que cresça por cerca de 20 minutos. Em sequência, abra a massa utilizando um rolo ou garrafa sobre uma superfície com farinha de trigo até obter um retângulo com 1 cm de espessura. Após isso, pincele a massa com metade da margarina para folhar e dobre-a em 3.

Depois, abra a massa e, novamente, pincele com o restante da margarina repetindo o mesmo processo de dobrá-la em 3. Depois, abra a massa deixando-a o mais fina possível e em formato retangular com as bordas uniformes. Corte a massa em triângulos com medidas de aproximadamente 15 cm de base por 21 cm de altura.

Em seguida, enrole os croissants e parta da base do triângulo para a ponta. Para finalizar, em uma assadeira ou forma untada, dobre a massa fechando-a em formato meia-lua e pincele com a mistura de ovo batido pronta. Deixe a massa crescer até dobrar de tamanho e, por fim, pincele mais uma vez com ovo batido. Asse em forno médio, pré-aquecido, a 200º C por 30 minutos até dourar.
Sugestão de consumo da receita
É certo que na França é tradição que os moradores consumam o alimento apenas com geleia ou algo doce, apenas. Ainda assim, o acompanhamento para croissant é extremamente versátil. Na maioria das vezes, segue com acompanhamentos doces, como geleias de fruta e chocolates. Para além disso, com manteiga, queijos e requeijão a combinação é muito saborosa. Se delicie com essa maravilha, aproveite e bom apetite!

Por fim, leia também: Procurando uma receita de rosca simples? Aprenda fácil e prática, pronta em 20 minutos

Carregando comentários aguarde...
...