Croissant: receita diretamente dos seriados da TV para sua casa; aprenda agora mesmo

croissant
Croissant: receita diretamente dos seriados da TV para sua casa; aprenda agora mesmo

Pirassununga, 22 de março – Nesta terça-feira, o Cozinha & Receitas, traz uma receita deliciosa para você preparar na sua casa: o croissant. O quitute que faz sucesso nas telinhas pode ser servido diretamente na mesa do seu café da manhã.

O preparo do croissant leva cerca de 1 hora e 30 minutos e rende até 10 porções. Embora tenha um preparo detalhado, basta seguir o passo a passo, uma vez que é muito fácil de fazer e muito saboroso.

Leia também: Pão integral com batata: aprenda essa receita simples e saudável agora mesmo
Saiba como fazer o croissant
É certo que o croissant é um dos pães mais amados e mais falados do mundo. Quem nunca teve vontade de experimentar um quitute e se sentir na França, não é mesmo? Mas, ao contrário do que muitos pensam, o croissant não é originário da França.

Embora esse alimento tenha se popularizado na França, a origem é austríaca . Variadas fontes, entre elas, a Wikipédia, remonta que o croissant é atribuído aos padeiros de Viena, e foi criado por volta de 1683.

Para além, demais receitas de diferentes tipos de croissant, você pode conferir no site CLAUDIA. Nele, existem outros tipos de receita, como, por exemplo, o croissant de banana e o minicroissant. Neste caso, hoje falaremos do croissant tradicional.

Confira: Aprenda a receita de massa podre agora mesmo para preparar delícias durante a semana
Ingredientes da receita

500 gramas de farinha de trigo;
30 gramas de fermento biológico fresco;
½ xícara de chá de água morna;
2 ovos;
4 colheres de sopa de margarina;
1 pitada de sal ou quantidade de sal a gosto;
200 gramas de margarina para folhar/folhados (dividida em 2 partes);
1 ovo batido com 2 colheres de chá de água e ½ colher de chá de açúcar (para pincelar).

Passo a passo do croissant
croissant Croissant: receita diretamente dos seriados da TV para sua casa; aprenda agora mesmo – Fonte: Reprodução/Pixabay

Em primeiro lugar, junte a ½ xícara de chá de farinha com fermento e água morna. Com essa junção, misture e faça uma espécie de esponja com a massa, cubra-a e deixe-a fermentar (levedar) por cerca de 15 minutos. Em seguida, acrescente a margarina, o sal e os ovos, adicionando farinha aos poucos para a massa.

Sove até que fique macia e homogênea e, novamente, cubra-a e reserve-a para que cresça por cerca de 20 minutos. Em sequência, abra a massa utilizando um rolo ou garrafa sobre uma superfície com farinha de trigo até obter um retângulo com 1 cm de espessura. Após isso, pincele a massa com metade da margarina para folhar e dobre-a em 3.

Depois, abra a massa e, novamente, pincele com o restante da margarina repetindo o mesmo processo de dobrá-la em 3. Depois, abra a massa deixando-a o mais fina possível e em formato retangular com as bordas uniformes. Corte a massa em triângulos com medidas de aproximadamente 15 cm de base por 21 cm de altura.

Em seguida, enrole os croissants e parta da base do triângulo para a ponta. Para finalizar, em uma assadeira ou forma untada, dobre a massa fechando-a em formato meia-lua e pincele com a mistura de ovo batido pronta. Deixe a massa crescer até dobrar de tamanho e, por fim, pincele mais uma vez com ovo batido. Asse em forno médio, pré-aquecido, a 200º C por 30 minutos até dourar.
Sugestão de consumo da receita
É certo que na França é tradição que os moradores consumam o alimento apenas com geleia ou algo doce, apenas. Ainda assim, o acompanhamento para croissant é extremamente versátil. Na maioria das vezes, segue com acompanhamentos doces, como geleias de fruta e chocolates. Para além disso, com manteiga, queijos e requeijão a combinação é muito saborosa. Se delicie com essa maravilha, aproveite e bom apetite!

Por fim, leia também: Procurando uma receita de rosca simples? Aprenda fácil e prática, pronta em 20 minutos

Mato-grossense de coração e jornalista de formação. Formada em Comunicação Social pela Universidade de Cuiabá, atualmente escrevo para o caderno de entretenimento do site Tecno Notícias. Apaixonada por leitura e felinos.