Cocotte de tomate, ricota e manjericão: uma receita saborosa e muito nutritiva

Cocotte de tomate. Foto: Reprodução/iStok
Cocotte de tomate. Foto: Reprodução/iStok

Nesta quarta, 16 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, iremos apresentar um prato muito especial. A receita de hoje é cocotte de tomate, ricota e manjericão.

Este delicioso cocotte de tomate, ricota e manjericão, é fácil e rápido de se fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 30 minutos, rendendo 1 porção, com grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Sopa tailandesa de camarão: uma das melhores receitas de sopa de todos os tempos

Saiba como fazer este delicioso cocotte de tomate

A prova de que cozinhar pode ser divertido de tão fácil é que essa receita fica pronta em 5 minutos, é na medida para uma pessoa e o cozimento é no micro-ondas. Sem falar que é um charme!

Portanto, confira também: Salmão com brócolis na airfryer: uma deliciosa e nutritiva receita
Ingredientes da receita

2 ovos;
4 tomates-cereja;
1 ½ colher (sopa) de queijo cottage (ou ricota esfarelada);
4 folhas de manjericão;
½ colher (sopa) de leite;
azeite a gosto;
1 pitada de noz-moscada ralada na hora;
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo do cocotte de tomate, ricota e manjericão
Cocotte de tomate. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, lave e seque os tomates. Logo após, com a ponta da faca, faça um furinho em cada tomate e esprema para retirar as sementes – elas deixam a cocotte aguada. Em seguida, num ramequim individual que comporte 250 ml (ou qualquer tigela refratária individual, ou xícara que possa ir ao micro-ondas), coloque os tomates sem as sementes e o queijo cottage.

Em seguida, junte as folhas de manjericão e tempere com um fio de azeite, sal e pimenta-do-reino. Ademais, quebre um ovo de cada vez em outra tigela e transfira para o ramequin – se um estiver estragado você não perde a receita.

Posteriormente, fure as gemas com um garfo, acrescente o leite, tempere com uma pitada de sal e noz-moscada. Não precisa misturar. Por fim, leve ao micro-ondas para cozinhar, em potência média, por 2 minutos e 30 segundos para um cocotte com gema mole ou mais 3 minutos para gema firme. Sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
O cocotte de tomate, ricota e manjericão, fica irresistível com um pão italiano feito na hora. Experimente essa incrível combinação e você não irá se arrepender!

Confira agora: Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão: uma deliciosa receita que combina frango com ervas

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]