Chips de jiló: uma receita deliciosa, ideal para quem ainda não gosta do legume

Chips de jiló. Foto: Reprodução/iStok
Chips de jiló. Foto: Reprodução/iStok

Nesta sexta, 25 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, preparamos para você um irresistível prato, além de muito saboroso. A receita de hoje é: chips de jiló.

Este delicioso chips de jiló é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, rende até 4 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Saiba como fazer o chips de jiló
Para quem já gosta de jiló, esses chips são altamente viciantes. Para quem ainda torce o nariz para o injustiçado legume, são uma boa surpresa. Crocantes, sequinhos e saborosos, deixam o cardápio do happy hour mais brasileiro.

Portanto, confira também: Estrogonofe russo (com creme azedo): o estrogonofe mais saboroso de todos
Ingredientes da receita

6 jilós;
1 xícara (chá) de polvilho azedo;
½ colher (chá) de sal;
3 xícaras (chá) de óleo para fritar;

Passo a passo do chips de jiló
Chips de jiló. Foto: Reprodução/iStok2 Chips de jiló. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, lave bem a casca dos jilós sob água corrente. Logo após, seque, descarte o cabo e corte cada um em rodelas finas de, no máximo 0,5 cm – quanto mais finas forem as rodelas mais crocantes as chips ficam. Dica: como o jiló tem uma casca bem firme, utilize uma faca de pão para cortar mais facilmente.

Em seguida, em uma tigela grande, coloque as rodelas do legume, adicione o sal e misture bem com as mãos. Logo após, transfira para uma peneira (ou escorredor) e apoie sobre a tigela. Então, deixe o jiló descansar por 20 minutos – nesse tempo, vai perder um pouco da umidade por conta do sal, ficando menos amargo e mais crocante depois de frito.

Passado o tempo de descanso, leve uma frigideira de borda alta (ou panela média) com o óleo ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, abra um pano de prato limpo sobre a bancada e seque bem as rodelas de jiló. Logo após, forre uma assadeira grande com papel toalha e coloque o polvilho em uma tigela.
Passo adiante
Para empanar: coloque uma porção de jiló (cerca de 6 rodelas) na tigela do polvilho e misture com as mãos para cobrir toda a superfície. Em seguida, bata bem as rodelas para tirar o excesso de polvilho.

Com cuidado, mergulhe os jilós empanados no óleo quente e deixe fritar por cerca de 1 minuto – fique de olho, pois é muito rápido. Quando as fatias começarem a dourar, vire com a escumadeira para fritar por igual.

Logo após, com a escumadeira, retire os chips, escorra bem o óleo e transfira para a assadeira forrada com papel. Por fim, repita com o restante das rodelas e sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
O chips de jiló fica uma delícia puro, mas acompanhá-lo com um saboroso arroz branco feito na hora e com um delicioso suco natural de preferência fica perfeito. Essa combinação realmente é irresistível!

Ademais, leia também: Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão: uma deliciosa receita que combina frango com ervas

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]