Top Stores

Cocada baiana: experimente o sabor do nordeste em sua casa

Confira esta deliciosa receita de cocada

Nesta quinta-feira, dia 25 de novembro, no Cozinha & Receitas do Tecnonoticias, iremos apresentar uma deliciosa receita típica nordestina. O que temos para hoje é: cocada baiana. Ela leva o sabor do nordeste até você com apenas uma mordida.

Esta saborosa cocada baiana é prática e fácil de fazer, basta apenas dedicação. Ela serve 60 porções dependendo do tamanho e tira apenas 1 hora do seu dia para ficar pronta. Então, o que está esperando? Vem aprender!

Assim, leia mais: Bombom de travessa: imagine-se comendo uma sobremesa de bombom com colher

Saiba como fazer esta maravilhosa cocada baiana

Esse doce, que tem como ingrediente principal o coco, é muito apreciado em todas as regiões do país, mas principalmente no nordeste brasileiro, e em especial na Bahia. Ele é uma iguaria presente em muitos tabuleiros de baianas que vendem acarajé em barracas de praia, restaurantes, entre outros estabelecimentos. Se você quiser saber como fazer cocada baiana deliciosa aí na sua casa, acompanhe o passo a passo desta receita.

Portanto, confira também: Cookie americano: aquele biscoito de filme que é fácil, simples e delicioso

Ingredientes da receita

  • 1 copo tipo americano de água;
  • 1 colher de sopa de glucose;
  • 500 gramas de açúcar;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 kg de coco fresco ralado;
  • Margarina para untar a forma.

Passo a passo para fazer a cocada baiana

Cocada baiana (Foto: Reprodução/iStock)
Cocada baiana (Foto: Reprodução/iStock)

Primeiramente, em uma panela ou tacho, leve os seguintes ingredientes ao fogo: o açúcar e a água, sem mexer, até dar ponto de bala. Então, para saber o ponto: coloque um pires com água e pingue a calda. Se ela ficar firme e der para pegar como uma bala, estará pronta.

Depois, acrescente o coco e mexa até secar a água. Faça isso por mais ou menos 15 minutos, e logo após, junte uma lata de leite condensado e continue mexendo por mais 5 minutos aproximadamente.

Em seguida, tire do fogo a panela ou o tacho e molde em formato de cocada com colheradas em uma forma untada com margarina. Então, aguarde um tempo para esfriar e está pronto para servir.

Sugestão de consumo da receita

Uma boa sugestão de consumo da cocada baiana é comer como uma sobremesa ou ainda servir em um momento de descontração com amigos ou familiares. Que tal após fazer, convida-los? Certamente esta receita não permitirá que experimente apenas um. Aproveite esta delícia e faça hoje mesmo.

Ademais, leia também: Bolo mousse de chocolate: a combinação perfeita do quitute com a sobremesa

Comentários
Loading...