Bolo formigueiro: um bolo simples, delicioso e rápido, que rende 12 porções; confira

Bolo formigueiro: um bolo simples, delicioso e rápido, que rende 12 porções; confira
Bolo formigueiro: um bolo simples, delicioso e rápido, que rende 12 porções; confira - Foto: Craftlog

Fazer bolo nem sempre é sinônimo de muito trabalho. O bolo formigueiro, por exemplo, é a aquele tipo de bolo que não é difícil de fazer. Por isso, hoje, segunda, 15 de março, aqui no Cozinha & Receitas do Tecno Notícias mostramos os detalhes de como fazer essa receita, que fica pronta em 45 minutos e rende 12 porções.
Saiba como fazer o bolo formigueiro
Esse bolo é um dos mais fáceis de fazer, pois basta apenas misturar tudo e levar ao forno. Logo, os ingredientes são simples e podem ser encontrados facilmente na sua casa. Mesmo que falte algum, certamente terá no mercado mais próximo a sua casa. Portanto, vamos para a receita?

Ademais, leia também: Como fazer suco de milho: bebida super refrescante e nutritiva
Ingredientes da massa

2 xícaras de farinha;
2 xícaras de açúcar;
1 colher de fermento em pó;
3 ovos;
1/2 xícara de óleo;
1 xícara de leite;
1/2 pacotinho de 100 g de chocolate granulado;

Ingredientes da cobertura

5 colheres de açúcar;
5 colheres de chocolate em pó;
1 colher de margarina;
3 colheres de leite;
1/2 pacotinho de 100 g de chocolate granulado;

Passo a passo da massa do bolo formigueiro
Uma fatia desse bolo rende muitos elogios Uma fatia desse bolo rende muitos elogios – Foto: Craftlog

Primeiro, coloque em uma vasilha a farinha, o açúcar e o fermento e mexa. Então, adicione os ovos, o óleo, o leite e mexa tudo. Acrescente o chocolate granulado e mexa. Assim, leve ao forno em uma forma untada e enfarinhada por aproximadamente 25 minutos no forno médio (180°).
Passo a passo da cobertura do bolo formigueiro
Primeiramente, misture o açúcar, o chocolate em pó, a margarina e o leite e leve ao fogo até levantar fervura. Espere uns 3 minutinhos e desligue. Então, jogue a cobertura sobre o bolo, em seguida, o chocolate granulado por cima.
Sugestão de consumo
Esse é bolo é o mais tradicional. Uma dica para bolos de chocolate é adicionar um quarto de xícara de café expresso para elevar o sabor, o que o deixará mais achocolatado.

Então, se você está fazendo bolo de cenoura, basta adicionar cenouras raladas a uma mistura de bolo de baunilha, adicionar uma xícara e meia extra de farinha e seus temperos favoritos como canela, noz-moscada, pimenta e gengibre. Você pode fazer o mesmo com bolos de limão ou laranja, bastando adicionar as raspas dessas frutas cítricas.

Afinal, quem não gosta de bolos, especialmente do bolo formigueiro? Esta sobremesa sempre esteve presente em todas as festas da nossa vida. De aniversários a casamentos e até mesmo em uma ocasião especial como um aniversário.

Por fim, saiba mais: Aprenda a fazer hambúrguer vegetariano de cenoura e couve-flor e se delicie com o sabor incrível
Bolo de chocolate perfeito e fofinho
Esta receita incrível da confeiteira gourmet Fabíola fica uma delícia.

Angélica nasceu em Agudo (RS). Mora em Santa Cruz do Sul (RS); É jornalista formada pela UNISC. Tem especialização em Mídias na Educação (FURG), e Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede (UFSM). Gosta de pedalar aos finais de semana e tem duas gatas que lhe fazem companhia enquanto trabalha. Já escreveu para Revista Vida Simples e Você S/A. Atualmente escreve para o Tecnonotícias e Folha Go. Também é repórter da Aupa (https://aupa.com.br/) Contato: (65) 99924-8700 - [email protected]