Bolo de mandioca: aprenda a fazer uma receita que fica molhadinha, saborosa e rende 8 porções

Bolo de mandioca: aprenda a fazer uma receita que fica molhadinha, saborosa e rende 8 porções
Bolo de mandioca: aprenda a fazer uma receita que fica molhadinha, saborosa e rende 8 porções - Foto: Amando Cozinhar/Reprodução

Hoje, quarta-feira, 17 de março, você irá aprender a fazer uma receita certeira de bolo de mandioca aqui no Cozinha & Receitas, do Tecno Notícias. Invariavelmente, ela rende algo em torno de 8 porções. Além disso, o seu tempo de preparo é de respectivamente 1 hora. Não obstante, no que tange ao seu nível de dificuldade, pode-se considerá-la como fácil.
Saiba como fazer o bolo de mandioca
A princípio, há um único ingrediente nessa receita de bolo de mandioca que você pode efetivamente substituir por algum outro que achar melhor. De fato, você pode usar algum outro queijo bom para colocar no lugar do queijo parmesão, por exemplo.

Leia mais: Bolinho de mandioca com queijo: o petisco que faltava no seu lanche
Ingredientes da receita

1 colher de sopa de fermento em pó;
600 gramas de mandioca descascada e crua;
1 xícara de chá de coco fresco ralado;
Manteiga para untar;
1 xícara de chá de queijo coalho ralado grosso (ou outro queijo bom de ralar);
200 gramas de manteiga em temperatura ambiente;
2 xícaras de chá de açúcar;
1/3 de xícara de chá de farinha de trigo;
Farinha de trigo para polvilhar;
1 colher de chá de sal;
6 ovos, claras e gemas separadas.

Passo a passo do bolo de mandioca
Aprenda a fazer uma receita de bolo de mandioca que é sucesso na certa Aprenda a fazer uma receita de bolo de mandioca que é sucesso na certa – Foto: Notícias ao Minuto/Reprodução

Antes de mais nada, procure untar uma forma de tamanho médio com manteiga e polvilhe-a com farinha de trigo. Agora, aqueça o forno a uma temperatura média, de cerca de 180° C.

Em seguida, busque ralar a mandioca em um ralador grosso e ponha em uma tigela grande junto com o caldo. Na sequência, misture o queijo e o coco e reserve.

Agora, com a batedeira em mãos, bata as claras em neve e reserve também. Então, ​igualmente com o uso da batedeira, bata as gemas com o açúcar e a manteiga até obter uma espécie de creme fofo e de coloração clara. Acrescente o fermento e a farinha ao creme e bata apenas até obter uma massa de aspecto homogêneo.

Logo depois, com o auxílio de uma espátula, misture a mandioca e, em seguida, e com bastante delicadeza, incorpore as claras à massa do bolo. Posteriormente, despeje a massa na forma e asse por cerca de 45 minutos, até que o bolo doure bem, tenha crescido bastante e esteja firme (ao introduzir um palito no centro, ele precisará sair limpo).

Por fim, tire o bolo do forno, aguarde esfriar por completo, corte em pedaços quadrados e sirva. Ficará perfeito!
Sugestão de consumo
Sem sombra de dúvidas, uma das melhores formas de acompanhar o consumo do bolo de mandioca é tomando um cafezinho junto. Afinal, esses sabores se complementam muito bem. Porém, além disso, você pode comê-lo enquanto toma um chá, seja esse um chá quentinho, ou então, um chá gelado.

Veja também: Bolo de café com chocolate: uma explosão de sabores no seu lanche da tarde
Bolo de chocolate perfeito e fofinho
Esta receita incrível da confeiteira gourmet Fabíola fica uma delícia.