Bolo Chocolatudo: prato perfeito para os apaixonados por chocolate

Bolo chocolatudo
Bolo Chocolatudo: prato perfeito para os apaixonados por chocolate. (Reprodução: Freepik)

Os viciados em chocolate com toda a certeza irão amar esta receita de hoje, sábado, 13 de março. Por isso, o Cozinha & Receitas, do Tecnonotícias, apresenta uma sobremesa que é perfeita para o final de semana: o Bolo Chocolatudo. Apesar do longo tempo de preparo, cerca de 1h20, o prato é extremamente fácil de fazer, rendendo até 10 porções.
Saiba mais sobre o Bolo Chocolatudo
Além dos chocólatras, esta receita é ótima para toda a família, incluindo as crianças. Porém, não é um quitute rápido de preparar. Além disso, para ser servido e consumido precisa de, pelo menos, 14 horas na geladeira para ter a consistência perfeita. Contudo, a explosão de sabores que este prato proporciona, com toda a certeza, faz valer a pena o tempo de espera.

Vale destacar que estes ingredientes são relativamente fáceis de encontrar no supermercado.

Leia mais: Biscoitos casadinhos de goiabada: conheça a receita tradicional que fica pronta em 30 minutinhos
Ingredientes
Massa:

240 g (02 xícaras) de farinha de trigo
350 g (1 2/3 xícara) de açúcar
180 ml (01 xícara) de óleo
70 g (3/4 xícara) de cacau em pó
05 g (1/2 colher chá) de fermento em pó
240 ml (1 1/3 xícara) de água quente
04 ovos
05 ml (01 colher chá) de aroma de baunilha
05 g (1/2 colher chá) de bicarbonato de sódio
01 pitada de sal

Recheio:

395 g (01 caixa) de leite condensado
200 ml (01 xícara) de leite
200 g (01 caixa) de creme de leite
50 g (01 caixa) de pó para pudim sabor chocolate
20 g (02 colheres sopa rasa) de amido de milho
150 g de chocolate meio amargo derretido

Cobertura:

300 g de chocolate meio amargo derretido
150 g (3/4 caixa) de creme de leite
20 g (01 colher sopa rasa) de manteiga sem sal

Calda:

200 ml (01 xícara) de água
100 g (1/4 caixa de leite condensado
30 g (01 colher sopa) de chocolate em pó
20 ml (02 colheres sopa) de rum
Passo a Passo do Bolo Chocolatudo
Massa
Inicialmente, em uma tigela ou batedeira, ponha os ingredientes secos. Portanto, coloque nesta exata ordem: o açúcar, o cacau em pó, a farinha de trigo, a pitada de sal, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e misture bem com um batedor de arames, caso use a vasilha.

Hora de colocar os itens líquidos. Por isso, coloque os ovos, o óleo e o aroma de baunilha. Bata bem os alimentos, mas faça com cuidado. Em seguida, ponha a água quente. Então misture os alimentos até virar uma massa uniforme e cremosa.

Com a fôrma untada com manteiga e farinha, despeje a massa. Coloque no forno, já pré-aquecido a 180º c por cerca de 50 minutos. Após isso, deixe esfriar e reserve.
Recheio
Em uma vasilha menor, coloque o leite e amido de milho. Mexa bem os ingredientes, para que não tenha gruminhos. Pois bem, deposite o pó para pudim sabor chocolate, continuando a misturar tudo.

Agora, em uma panela, ponha o leite condensado, o creme de leite e o chocolate meio amargo derretido. Após, ponha a mistura de leite feita anteriormente. Mescle tudo muito bem, em fogo baixo, até engrossar. Depois disso, ponha em uma tigela e cubra com papel filme. Deixe esfriar.
Calda
Esta etapa é, portanto, para poder umedecer o bolo e deixa-lo bastante macio. É bastante fácil, veja. Desta forma, em uma outra vasilha, ponha água, leite condensado e o chocolate em pó. Mexa bem com uma colher ou o batedor de arames. Ele será usado apenas na parte de montagem, então por isso, reserve.

Montagem do Bolo Chocolatudo

Pois bem, como primeiro passo divida o bolo em três partes. Para isso, você pode utilizar a técnica de fio dental e palitos de churrasco. Logo, ponha os palitos para demarcar o corte. Utilizando um comprimento longo do fio, envolva-o no bolo. Em seguida, dê um nó simples e enrole as pontas no dedo. E pronto, puxe-o para fora de uma vez só. Faça isso duas vezes.

Agora, com a massa já dividida, pegue a primeira parte, colocando novamente na mesma forma que assou. Umedeça com a calda. Após isso, pegue a tigela do recheio. Com auxílio de uma espátula, espalhe por esta primeira camada, de maneira espessa. Repita este processo por mais duas vezes. Por fim, leve à geladeira até 14 horas.

Cobertura

Última parte do bolo chocolatudo, esta sobremesa maravilhosa.

Em uma panela, deposite o chocolate amargo derretido e o creme de leite, tratando de mexer bem. Adicione a manteiga. Lembre-se de manter o fogo baixo. A cobertura estará pronta quando o creme estiver bem uniforme. Assim como no recheio, transfira para uma tigela e cubra com papel filme. Deixe esfriar.

Com o bolo já consistente, e novamente, com a ajuda de uma espátula, espalhe a cobertura no topo do bolo. E está pronto, o bolo chocolatudo!

bolo chocolatudo Decore a cobertura da forma que desejar. O resultado fica mais saboroso. (Reprodução: Freepik)
Sugestão de Consumo
Se quiser incrementar a receita, é muito fácil. Então, basta utilizar o bico de confeiteiro ou um saco plástico, apenas cortando a ponta, para poder decorar a cobertura. Assim como, há a alternativa de fazer raspas de chocolate ou polvilhar granulados também.

Confira também: Bolo Romeu e Julieta: essa maravilha vai roubar a cena no lanche

Olá! Carioca de 28 anos, sou apaixonada por heavy metal, videogame e a cultura nerd no geral. Além disso sou jornalista, designer gráfico, fotógrafa e tenho o artesanato como hobby. Para dúvidas, sugestões e críticas, e-mail para contato é este: [email protected]