Pão de Mel: uma receita incrível para adoçar seu final de semana

pão de mel
Pão de Mel: Uma receita incrível para adoçar seu final de semana. (Reprodução: Receitas Nestlé)

A receita com sabor de infância: trata-se do famoso pão de mel. No Cozinha & Receitas, do TecnoNotícias, descubra como preparar esta iguaria. Hoje, sábado, 13 de março, aprenda o passo a passo, desde os ingredientes até o modo de fazer. Vale destacar que está é uma receita fácil, que rende até 10 porções e o preparo dura cerca de 40 minutos.
Saiba como fazer Pão de Mel Fácil.
Para fazer esta sobremesa, há variadas formas em incrementar a receita. A que será mostrada aqui tem a adição da laranja, na essência e nas raspas. Assim como, também pode ser utilizado o limão. Contudo, se não gostar destes ingredientes extras, pode retirá-los. Afinal, o pão de mel é delicioso por si só.

Leia mais: Biscoito amanteigado de goiaba: receita irresistível para o lanche
Ingredientes da Massa
1 e ½ xícara chá de leite (360 ml);

1 colher chá cravo moído (5 g);

1 colher café de essência de laranja (1 ml);

3 xícaras chá de farinha de trigo (420 g);

1 xícara chá de açúcar mascavo (150 g);

1 colher chá de raspas de laranja (5 g);

2 colheres sopa de óleo (30 ml);

1 colher café de fermento em pó (3 g).

1 colher chá canela em pó (5 g);

2 colheres chá de bicarbonato (10 g);

1 colher sopa de chocolate em pó (6 g);

1 xícara chá de mel (300 g);
Ingredientes do Recheio
2 latas de doce de leite (790 g).
Ingredientes da Cobertura
500 g chocolate ao leite ou meio amargo (nobre ou cobertura fracionada);
Chocolate granulado ou confeitos a gosto para decorar.
Passo a Passo do Pão de Mel Fácil
Massa
Primeiramente, separe uma tigela e utilize a batedeira. Deposite a farinha de trigo, o açúcar mascavo, o óleo, o mel. Pois então, misture os ingredientes. Agora, cuidadosamente, acrescente o leite. Portanto, faça isso aos poucos.

Depois, adicione a canela em pó, cravo moído, o chocolate em pó e a essência de laranja. Para acentuar o sabor e aroma da fruta nesta receita, você também pode colocar as raspas com a casca. Faça isso, utilizando um ralador. Em seguida, bata mais a massa. Por fim, ponha o bicarbonato de sódio e o fermento em pó. Rapidamente, mescle todos os ingredientes.

Hora de pôr na forma. Para esta receita, o ideal é ter forminhas individuais. Mas caso não tenha, disponha a massa em uma fôrma retangular preenchendo até a metade. De qualquer maneira, unte a fôrma com manteiga e farinha de trigo. Então, leve ao forno pré-aquecido a 180ºc, por aproximadamente, 35 minutos. Ao perceber que o pão de mel está em um tom dourado, indica que está pronto. Por fim, retire e com ele ainda morno, desenforme com bastante cuidado.

Se fizer em uma forma inteiriça, basta cortar quadradinhos de 5 cm por 5 cm.
Recheio
Para fazer o recheio, o ideal é utilizar o doce de leite bem cremoso, mas firme. Uma dica é fabricar o seu próprio. Inclusive, é mais fácil que você imagina, basta colocar duas latas de leite condensado na panela de pressão e cozinhar por cerca de 40 minutos. Assim, o doce fica encorpado e bastante firme para que não escorra nas laterais.

Agora, é hora de cortar os pães. Com auxílio de uma faca, corte ao meio na vertical. Em seguida, com auxílio de bico de confeiteiro ou um saco plástico bem lavado, espalhe de forma espessa, o recheio. Passe a faca para retirar as sobras do recheio que, porventura, tenham na massa.
Cobertura
Última parte! Então, pegue o chocolate meio amargo em cobertura fracionada. Para derreter por completo, então ponha no micro-ondas de 30 em 30 segundos. Espere derreter. Ou se preferir, utilize o método do banho-maria. De qualquer maneira, o resultado será o mesmo.

Deixe esfriar um pouco, e agora, banhe os pães no chocolate. Utilize uma colher para distribuir bem a cobertura por todo o pão de mel.

pão de mel O recheio de doce leite dá um sabor a mais. (Reprodução: Dr. Oetker)
Sugestões de Consumo
Se preferir, disponha sobre os pãezinhos, granulados de chocolate ou coloridos, confeitos. Nesta hora, deixe a criatividade fluir. Todos irão amar provar estes pães de mel tão fáceis de fazer.

Confira mais receitas, como essa: Pudim de pão: uma sobremesa saborosa, ideal para toda a família

Olá! Carioca de 28 anos, sou apaixonada por heavy metal, videogame e a cultura nerd no geral. Além disso sou jornalista, designer gráfico, fotógrafa e tenho o artesanato como hobby. Para dúvidas, sugestões e críticas, e-mail para contato é este: [email protected]